Um novo software de motor, combinado com novidades em componentes internos e um lubrificante mais avançado reduzem ainda mais os custos operacionais da linha 2020 dos caminhões Volvo FH, FM e FMX. Novos algoritmos de última geração desenvolvidos pela engenharia da Volvo são capazes de identificar a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa para reduzir o consumo.

Sinônimo de inovação no transporte de cargas, o Volvo FH dá mais um salto tecnológico. A partir de um avançado trabalho realizado pela engenharia da marca no Brasil, que aprimorou o software de controle do motor para as condições de topografia, carga e condução da América Latina, o caminhão passa a ter uma inteligência ainda maior quanto ao consumo de combustível. “O trem-de-força de alto desempenho, marca registrada do FH, passa a contar com um sistema ainda mais aprimorado, associando melhorias de software e componentes. Testes de campo mostraram ganhos de até 10% em consumo, dependendo do tipo de aplicação, carga e estrada”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo. A nova tecnologia está presente em toda a linha F de caminhões Volvo – FH, FM e FMX – modelo 2020, disponível nas concessionárias da marca no Brasil a partir deste mês de abril.

Evolução em benefício dos motoristas

A evolução dos motores Volvo ajuda diretamente os motoristas a baixarem suas médias de consumo. “Um motorista treinado pela Rede Volvo sempre terá um importante diferencial para extrair toda a performance que nossos caminhões oferecem. Mas com o recurso da Aceleração Inteligente as médias de consumo entre os diferentes condutores ficarão muito mais equilibradas”, revela Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. “Nossa equipe de engenheiros desenvolveu um sistema de inteligência avançada, capaz de otimizar o consumo independente da ação do motorista. Essa é a grande vantagem dessa evolução”, assegura Menoncin.

Mais de 1 milhão de km em testes

Para atestar esses resultados de consumo a Volvo fez testes com diversos veículos em operações reais, comparando-os com os modelos da geração atual. “Foram mais de

1 milhão de km em testes em operações rodoviárias e fora de estrada, com clientes que transportam cargas em todas as regiões do país, com implementos e cargas diversas, enfrentando topografias e estradas diferentes”, argumenta Carlos Paulin, engenheiro de vendas de caminhões da Volvo. Os resultados comprovaram a eficácia das melhorias que a marca está implementando. “A questão do consumo varia bastante, de acordo com a realidade de cada operação. Mas nas composições mais pesadas, que trafegam em estradas com topografia acidentadas – muito comuns no Brasil – tivemos os maiores ganhos”, assegura Paulin.

Novidades internas no motor

Além de um novo software de gestão de injeção, os motores do FH, FM e FMX ganharam também novos componentes internos que contribuem para a economia de combustível:

•          Novas camisas de cilindro, de rugosidade mais eficaz.

•          Novos anéis raspadores, resultando em menor atrito.

•          Novas unidades eletrônicas, com mais memória e processamento mais rápido.

•          Novo Turbo com geometria mais eficiente.

Outra novidade é o novo lubrificante Volvo VDS 4.5, com viscosidade e aditivação que permitem aumento nos intervalos de troca em até 33%.

“Com esse conjunto de novidades temos orgulho de manter FH como o caminhão mais avançado do mercado, distanciando-o cada vez mais de todos os seus concorrentes. E o mercado reconhece isso, com vendas crescentes nos últimos anos e também no presente. O Volvo FH 540 6×4 foi o pesado mais vendido do Brasil no ano passado, um desempenho que permanece nesse primeiro trimestre de 2019 (1.415 unidades emplacadas). E agora teremos um produto ainda melhor, trazendo cada vez mais rentabilidade e contribuindo para o sucesso de nossos clientes”, finaliza Alcides Cavalcanti.

Assista os depoimentos dos executivos Volvo sobre a tecnologia de Aceleração inteligente:

Alcides Cavalcanti, diretor comercia de caminhões: https://youtu.be/S7mOJ-20IHA
Carlos Paulin, engenheiro de vendas de caminhões: https://youtu.be/CnsDYoQ0D7c
Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas: https://youtu.be/RxdpB1zaDkU
Daniel Mello, diretor de comunicação e marketing: https://youtu.be/zpBTW4CXLFw

Nota: A economia de combustível de um veículo pode variar, dependendo de fatores diversos como: velocidade, especificação técnica, carga, topografia, condução, manutenção, condições climáticas, dentre outros.


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