A Volvo está apresentando na Fenatran 2019 uma série especial do FH, o caminhão pesado mais vendido do mercado brasileiro. Inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no País, em 1980, o modelo é parte das comemorações dos 40 anos da Volvo no Brasil. “É com grande orgulho que apresentamos esta série limitada de 40 veículos exclusivos para celebrar esta importante data”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
O caminhão reúne um pouco de todos os avanços tecnológicos desde que o primeiro veículo da marca saiu da linha de montagem em Curitiba, sede latino-americana da Volvo. “É um modelo especial, com uma configuração única, equipado com o que há de melhor e mais avançado em tecnologias de transporte”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo. Os itens da série especial contemplam todos os atributos que marcam os FH: segurança, conectividade, alta disponibilidade, baixo consumo de combustível e grande produtividade.
A unidade exibida no estande da Fenatran é um veículo FH 6×4, com motor de 540cv, o mais potente da marca no Brasil. “Mas o cliente que adquirir uma das 40 unidades exclusivas poderá optar também com outras configurações – 6×2 com 500cv ou 4×2 com 460cv”, explica Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.
Top Class
A série 40 anos é um Top Class, o mais completo pacote de itens e opcionais da marca, reunindo o que há de melhor em atributos de conforto, performance, comunicação e segurança. Pintado na cor White Sky, inspirada no primeiro N10 fabricado no Brasil, ele também ganhou uma referência histórica, recebendo faixas alusivas àquelas que em 1980 estamparam a cabine dos caminhões e marcaram a chegada da Volvo no mercado brasileiro.
O FH 40 Anos tem suspensão pneumática, rodas de alumínio polido, carenagens laterais e defletores. Os faróis são de xenon e, externamente, possui espelhos angulares, no lado esquerdo do motorista e direito do passageiro, melhorando campo de visão do condutor.
Cabine ampla
A versão especial do FH mantém o melhor ambiente de trabalho para o motorista.Os bancos de couro tornam a cabine ainda mais confortável e exclusiva. O assento do condutor tem regulagens de encosto, lombar, horizontal e de altura, além de suspensão pneumática com amortecedor ajustável, aquecimento e ventilação. O volante e os pegadores são em couro. “É uma série limitada e muito bonita, que vai atrair principalmente os clientes com grande identificação com a marca”, diz Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo.
Com a renomada caixa de câmbio I-Shift em sua 6ª geração, o veículo está repleto de dispositivos, equipamentos e acessórios que o fazem único: freios ABS, air bag, DRL em led, climatizador, central multimídia, computador de bordo, piloto automático, indicador de temperatura ambiente, prancheta para anotações, luzes de freio de emergência, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, pré-tensionador do cinto de segurança do motorista, refrigerador sob a cama e todos os itens da versão Top Class.
Segurança e conectividade
A série especial poderá ter ainda muitos itens de segurança ativa. A Volvo tem uma nova e ampliada oferta de pacotes nesta área. Os transportadores podem customizar as necessidades de segurança com um dos cinco pacotes de segurança, cada um deles com uma configuração diferente de dispositivos. “Os equipamentos de segurança da Volvo se adaptam às mais diversas operações de transporte”, observa Glenio Karas, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil.
O veículo também é o mais conectado do mercado, com interface para o Dynafleet, o gerenciador de frotas da Volvo e uma avançada plataforma multimídia, com mais tecnologia, uma tela touchscreen de sete polegadas, serviço de navegação, mídia player remodelado, dual bluetooth (conecta dois celulares) e uma série de aplicativos.
São Paulo, 13 de outubro de 2019.