Caminhões

Volvo celebra 55 mil caminhões conectados e crescimento da “Manutenção Inteligente”

11/10/2019

Líder mundial em conectividade em transportes comerciais, com mais de 1 milhão de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores conectados em todo o mundo, o Grupo Volvo é também referência nesta área na América Latina. Com mais de 55 mil caminhões conectados no continente, a marca celebra na Fenatran o crescimento de 33% da Manutenção Inteligente Volvo no Brasil em 2019. O serviço utiliza dados de telemetria para otimizar e programar manutenções nas concessionárias da marca de forma antecipada.

A crescente escalada por conectividade na indústria de caminhões não é novidade para a Volvo. Pioneira na eletrônica embarcada, com a introdução de motores eletrônicos ainda nos anos 90, a marca também foi a primeira a criar redes conectadas com seus veículos. “Somos líderes globais em veículos conectados. E na América Latina não poderia ser diferente. Há muito tempo estamos explorando o potencial de conectividade de nossos caminhões”, afirma Felipe Battistella, diretor de pós-venda de caminhões da Volvo na América Latina.

Manutenção Inteligente Volvo

A partir de informações enviadas pelos veículos, o sistema de telemetria remota avisa a fábrica sobre a necessidade de manutenções preventivas. “Conseguimos alertar nossos clientes para programar serviços com antecedência, mantendo sua frota em dia com a manutenção e assim evitar paradas não planejadas. É possível pré-agendar horários nas concessionárias e separar peças de reposição antecipadamente, diminuindo o tempo que o veículo fica parado, aumentando a disponibilidade da frota”, argumenta Deise Kindinger, gerente de desenvolvimento de serviços Volvo. O serviço está disponível para todos os clientes do Brasil com Plano de Manutenção Azul e Ouro. Toda a Rede Volvo é parte deste Programa, fazendo com que o transportador tenha opções conforme sua conveniência. De janeiro até agora, houve 33% de crescimento na demanda por essa facilidade.

Gestão de Combustível e Dynafleet

Ainda nos anos 2000 a Volvo foi a primeira montadora de caminhões a oferecer serviços de telemetria de caminhões, de fábrica. Aprimorado ao longo dos anos, atualmente o Dynafleet, é um importante suporte no acompanhamento logístico de frotas, fornecendo dados em tempo real da operação dos caminhões da marca. Também permite o acompanhamento individualizado da condução de cada motorista, apontando oportunidades de melhoria para uma direção mais segura e econômica, com o treinamento dos condutores sendo efetivado pela Rede Volvo a partir dos dados indicados pela plataforma.

A Volvo disponibiliza também o pacote Gestão de Combustível, no qual especialistas da fábrica monitoram a frota do cliente em desempenho de combustível, encaminhando análises individualizadas. Além disso, os profissionais da Volvo ficam disponíveis para orientar os clientes. “É um serviço muito apreciado e que tem crescido exponencialmente”, diz Felipe Battistella. “Desde última Fenatran dobramos a carteira. Apenas em 2019, houve crescimento de 55% em relação a 2018”, ressalta o diretor.

Diagnóstico remoto em emergências

Outra função de conectividade disponível em vários caminhões Volvo é o “VAS on call”. Em caso de emergência mecânica, basta o motorista apertar um botão no painel para falar, mesmo sem celular, com a central de atendimento Volvo Atendimento Rápido (VOAR), dentro da fábrica da marca em Curitiba (PR). Além de fazer uma ligação por voz de dentro da cabine, o sistema envia à equipe de suporte técnico os dados do veículo e os registros de falha, facilitando o diagnóstico remoto. “Usamos a conectividade para aumentar a disponibilidade dos nossos caminhões de forma efetiva. E o uso de dados será cada vez mais intenso, sempre com novos recursos para eficiência máxima nas operações de nossos clientes”, finaliza Felipe Battistella.

São Paulo, 13 de outubro de 2019.

Mais informações

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Assessor de Imprensa
Outlook - Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296 - E-mail: newton.chagas@outlook.com