Ônibus

Volvo Connect: o aplicativo gratuito que ajuda o operador de ônibus a gerir melhor a frota

31/07/2018

Todos os clientes que adquirirem chassis rodoviários e urbanos de ônibus Volvo terão acesso a mais um serviço para melhorar a operação de transporte de passageiros. É o Volvo Connect, um aplicativo gratuito de celular que ajuda o operador a gerir a frota de ônibus. Com a nova ferramenta, o transportador terá acesso às principais informações dos veículos.

“A conectividade é uma grande aliada dos negócios do transportador de passageiros, pois fornece dados importantes que contribuem para promover melhorias e reduzir custos. O compromisso da Volvo é sempre trabalhar para aumentar a rentabilidade da operação de transporte”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. O aplicativo dá acesso à inúmeras informações vitais das aplicações, como o consumo de combustível, desempenho por veículo, quilometragem e uma série de outros dados.

“Conhecer a operação e os resultados dos ônibus é importante passo para planejar melhor a operação e reduzir o consumo de combustível, um dos principais itens na planilha de custos do transporte”, diz Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil. O aplicativo é bastante intuitivo e muito fácil de utilizar. Basta baixá-lo na Apple Store ou na Google Play, fazer o cadastramento e começar a usar com os veículos Volvo.

Planejamento

Com ele, é possível conhecer quais são os veículos com a melhor e a pior performance, quais são os que estão consumindo mais ou menos diesel, e até o tempo de utilização da marcha lenta e quilometragem em cada um dos ônibus. “Tendo acesso aos dados, é possível visualizar o desempenho de cada veículo individualmente e detectar hábitos inadequados que comprometem a eficiência da operação. Assim, torna-se mais fácil tomar algumas medidas de melhoria e até fazer treinamentos com os condutores com base em dados mais concretos”, observa Vinicius Gaensly, gerente de serviços conectados da Volvo Buses Latin America.

O transportador terá acesso a relatórios diários da frota, mas terá à disposição também informações semanais, mensais, trimestrais e até semestrais. O serviço será oferecido para os veículos Volvo sem custo de contratação ou mensal, por 10 anos, após a aquisição do chassis Volvo. O sistema também envia estes relatórios por e-mail para facilitar a troca de informações entre os gestores. “A grande vantagem do Volvo Connect é que ele permite ao transportador fazer uma gestão dos veículos ainda mais próxima e frequente, na palma de sua mão e sem custo adicional nenhum. Nosso objetivo é de aproximar nossos clientes cada vez mais da conectividade e tecnologia de nossos produtos e serviços. O Volvo Connect é o início desta aproximação e da percepção de todos os benefícios que são gerados”, destaca o gerente.

Gerenciamento de frota

Se o transportador desejar fazer uma gestão ainda mais aprofundada de sua operação, ele poderá adquirir o Fleet Management, o Gerenciamento de Frota da Volvo Bus. Com este serviço, ele terá uma visão ainda mais completa e total da operação, por veículo e por motorista, acessando uma variedade maior de informações, inclusive em tempo real. Poderá, por exemplo, ver número de ativações do freio, abertura de portas, paradas não planejadas, desvio de rotas e a quantidade estimada de passageiros no veículo, entre outros dados.

O Volvo Connect estará disponível para veículos produzidos a partir de dezembro de 2018, para toda a linha de chassis de ônibus da Volvo Bus na América Latina, com exceção dos veículos com motor dianteiro.

Mais informações

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Assessor de Imprensa
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296 - E-mail: newton.chagas@outlook.com