Puxado pela retomada da economia, mercado de caminhões fora de estrada representou 16,5% do mercado total de caminhões no primeiro trimestre. Volvo lidera na cana-de-açúcar, com 43% de participação no segmento acima de 15t nos primeiros meses do ano.
Os bons números do mercado brasileiro de caminhões vão além da retomada dos setores de carga industrializada e agronegócio. O segmento de veículos vocacionais, para transporte fora de estrada, também mostra-se positivo nos últimos períodos. Cana de açúcar e florestal apresentam bom desempenho desde o ano passado e espera-se uma recuperação para a mineração e construção nos próximos períodos.
Para fortalecer ainda mais a presença da marca nesse setor a Volvo está promovendo o evento “Volvo Extreme”, em Mogi das Cruzes (SP). Participam cerca de 200 convidados, entre clientes e consultores de negócio de todas as concessionárias da marca na América Latina. “A Volvo sempre se destacou em vocacionais, com veículos robustos, confiáveis e de alto retorno aos clientes. Mas além de bons produtos este evento tem a finalidade de evidenciar também nossa estrutura de serviços, focada diretamente em assegurar alta disponibilidade física dos caminhões, algo que conta muito neste segmento”, assegura Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões da Volvo.
Volvo cresce em vocacionais
O mercado de caminhões vocacionais pode ser dividido em quatro grandes grupos: transporte de cana de açúcar, transporte para construção civil, transporte florestal e transporte para mineração. “A Volvo cresceu em quase todos esses segmentos nos primeiros meses deste ano. Se fizermos uma média, praticamente dobramos nosso market share, passando de 15% (2017) para 29% (2018 / 1º trimestre)”, afirma Fedalto.
Entre todos os segmentos, o de maior destaque para a marca Volvo é o de transporte de cana de açúcar. “Na cana estamos liderando o mercado com 43% de participação. É um segmento em que nos destacamos ao desenvolver produtos especiais para atender expectativas de clientes que exigem alta tecnologia e produtividade em seus caminhões.
Como exemplo, temos o VM Canavieiro e mais recentemente o VM Autônomo, que está muito próximo de chegar ao mercado”, afirma Jeseniel Valério, gerente comercial de caminhões vocacionais Volvo.
O crescimento da Volvo se explica pela boa oferta de produtos da marca no segmento vocacional. “Temos produtos para atender deste o segmento de construção (VM) até o transporte muito severo (FMX 540 cv e 250 t), em diferentes configurações de chassi, cabine, motores e eixos de tração”, assegura Valério. “Desde os pioneiros N10, os caminhões Volvo sempre foram referência no mercado de veículos vocacionais. Com nossa linha atual não é diferente. Nenhuma outra marca consegue associar a tecnologia que oferecemos à robustez, durabilidade e eficiência nesse tipo de operação”, afirma o executivo.
Pós-venda, um diferencial em vocacionais
Outro fator que influencia positivamente o desempenho da Volvo é o posicionamento da marca no atendimento de pós-venda dos veículos vocacionais. “A rotina deste tipo de caminhão raramente permite um deslocamento para revisões e reparos em concessionárias. Por isso, sempre que possível, investimos em atendimento remoto de campo, numa ação conjunta entre a Volvo e as concessionárias, utilizando peças genuínas e mão de obra especializada. Nesses segmentos o controle de todos os custos da operação, como indicadores de tempo médio entre falhas (MTBF, do inglês mean time before failures) e tempo médio entre reparos (MTTR, do inglês mean time to repair), asseguram que os veículos tenham alta disponibilidade física e o melhor custo operacional do mercado, contribuindo para o sucesso de nossos clientes”, declara Carlos Banzzatto, gerente comercial de pós-venda da marca.