A Volvo ampliou seu Centro de Distribuição de Peças (C3) para as concessionárias, distribuidores e centros autorizados da marca no Brasil e América Latina. Localizado em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, o C3 é um complexo logístico onde os componentes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores da marca são armazenados, organizados e preparados para serem enviados para 270 pontos de entrega no continente, do Chile no extremo sul, ao México na América do Norte. A ampliação é parte do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no Brasil, no período 2023/2025.

Terceira maior instalação que concentra as atividades de recebimento e distribuição de peças de reposição da marca em todo o mundo, o armazém brasileiro foi aumentado em cerca de 10 mil m², alcançando um total de 43 mil m² de área construída. Atendendo a todas as áreas de negócios da Volvo, possui agora 35 mil m² de área de armazenamento e ainda mais 3 mil m² com um Shelter, uma estrutura erguida para proteger materiais e processos de condições climáticas adversas, impactos e outros fatores. Também cresceu o número de posições de armazenagem, que saiu de 60 mil para 65 mil. Atualmente, são mais de 4,5 milhões de componentes acondicionados em uma variedade de 60 mil itens diferentes no inventário.

Foi construído ainda um auditório para treinamento e recepção de grupos de clientes, com capacidade para 147 pessoas. Além de toda essa expansão, há 24 docas para carga e descarga e um pátio adicional para armazenamento de veículos.

Alta disponibilidade

“A alta disponibilidade de peças de reposição traz benefícios diretos para a produtividade dos clientes da Volvo. Por isso otimizamos nossa estrutura, com investimentos que resultaram em melhor gestão de processos e a capacidade de atender a uma maior demanda de forma ainda mais eficiente”, declara Luiz Bohatch, vice-presidente de SML, a área global de logística de pós-venda da Volvo. Ele enumera ainda que a modernização do C3 viabilizou ainda outras vantagens, como melhor controle de estoque, maior flexibilidade, melhor aproveitamento de espaço, mais qualidade e, principalmente, maior agilidade nas entregas.

“E o layout também foi modificado. Ele ficou mais lógico nesta nova configuração, possibilitando maior eficiência operacional, aumento da produtividade e mais segurança dos funcionários”, conta o executivo. A operação do centro de distribuição funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes de plantão para atender aos chamados emergenciais. O envio de componentes à rede Volvo é feito via rodoviária, aérea e fluvial.

Sustentável

A expansão do centro de distribuição teve grande foco na sustentabilidade, reafirmando o compromisso da empresa com o respeito ao meio ambiente, um dos valores essenciais da marca. As luzes da área ampliada são 100% em led e a arquitetura permite melhor aproveitamento da luminosidade natural. A água da chuva é captada e armazenada para utilização na limpeza, jardinagem e descarga nos banheiros, com economia média de 40 mil litros/mês. Todas as empilhadeiras e outras máquinas que rodam nas instalações são elétricas, o que garante zero emissões de poluentes e baixíssimo nível de ruído.

Além do centro de distribuição no Brasil, onde trabalham 140 funcionários, a Volvo mantém ainda instalações de suporte na Argentina, Peru, Chile, Colômbia e México. “São armazéns regionais conectados com a matriz no Paraná, que contribuem para melhorar a eficiência logística com as concessionárias de caminhões e ônibus, distribuidores de máquinas e centros autorizados de motores”, explica Luiz Bohatch. Os outros dois centros mundiais de distribuição da Volvo estão situados na Europa e nos Estados Unidos.

Curitiba, 23 de junho de 2025.

Mais informações:

Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 3317-8736
marco.greiffo@volvo.com


GALERIA DE IMAGENS