Líder mundial em soluções de transporte ambientalmente corretas, o Grupo Volvo vem investindo maciçamente em eficiência energética para melhorar ainda mais a operação dos caminhões da marca.
Num planeta com crescente esgotamento das fontes de energia fósseis, a Volvo escolheu uma abordagem holística, e mantém um amplo programa para oferecer várias opções do que há de mais inovador e avançado em tecnologias e serviços nesta área.
“Cada gota conta”, afirma Lars Martensson, diretor de meio ambiente da Volvo Trucks, referindo-se às cada vez mais exigentes demandas do setor de transporte no que se refere ao consumo de combustível. Ele informa que a elevação do padrão de vida em economias emergentes e a demanda crescente no comércio global, inclusive o e-commerce, que se expande de 20% a 30% anualmente, estão impulsionando dramaticamente o transporte, tanto de entregas urbanas como o de longa distância. “Se nada for feito, esta melhoria no padrão de vida, em combinação com a globalização, pode dobrar o consumo de energia no planeta nos próximos 30 anos”, afirma o executivo.
Com a escalada nos preços dos combustíveis, o diesel chega a representar de 40% a 50% dos custos operacionais do transportador em operações de longa distância em alguns mercados, como o Brasil, por exemplo. “Independente da fonte de energia, o uso eficiente do combustível é o fator mais importante para buscarmos um futuro sustentável”, destaca o diretor. “O respeito ao meio ambiente é um valor fundamental da Volvo. Nosso compromisso é lançar não só produtos com menor impacto ambiental, mas buscar um planeta sustentável”, diz Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina.
Perseguindo esta eficiência, o foco da Volvo é desenvolver inovadores trens de força e buscar combustíveis alternativos. “Melhorias pequenas no consumo têm resultados positivos enormes na rentabilidade do transportador e na redução do impacto ambiental”, observa Claes Nilsson, presidente do Grupo Volvo América Latina. E a Volvo está na vanguarda nesta área. A começar por ter a melhor especificação em veículos. A caixa de câmbio I-Shift é um exemplo de extremo sucesso.
A inovadora transmissão da Volvo foi desenhada e projetada para economizar combustível, numa média de 3% na comparação com a caixa manual. Basicamente, a I-Shift usa sua inteligência embutida para, rápida, automaticamente e sem falhas, escolher sempre a melhor marcha para cada momento, dia após dia, melhorando o desempenho do caminhão e dos motoristas.
Agora, mais recentemente, a Volvo inovou mais uma vez, introduzindo o I-See, um espetacular sistema que lê a topografia da estrada e memoriza, para tornar mais eficiente a troca de marchas, melhorar o desempenho do caminhão e poupar combustível. Conectado diretamente com a caixa I-Shift e quando o piloto automático está ligado, este dispositivo memoriza desde leves até as mais pronunciadas inclinações e diferenças de altitude reais da estrada. As informações ficam armazenadas na memória do veículo e são utilizadas oportunamente para otimizar a troca de marchas. O I-See é o único sistema do gênero no mercado que faz a medição das rodovias em tempo real, não dependendo de mapas e, portanto, sendo a tecnologia mais confiável.
Já o Dynafleet, sistema pelo qual o transportador obtém relatórios de desempenho com os perfis do veículo e dos motoristas, facilita muito o acompanhamento individual do consumo de combustível e de emissões. Vincular os relatórios de desempenho em combustível às metas pessoais é também uma excelente maneira de motivar os motoristas.
A Volvo ainda mantém na Europa um “Conselheiro em Combustível”, serviço que contempla a figura do Fuel Advisor, um técnico que analisa a utilização do caminhão e fornece conselhos sobre como economizar combustível. Também é possível obter um kit de ferramentas para gestão de combustível (Fuel Management Tool Box) na internet, onde o usuário tem acesso a conselhos e a pesquisas para ajudá-lo a se manter informado. Além disso, existe o Conselheiro em Combustível on- line (Fuel Advice Support), um help desk que fornece suporte via e-mail para melhorar a eficiência em combustível.
Uma tendência em conectividade no transporte na qual a Volvo já está investindo é o Platooning, comboios de veículos conectados eletronicamente entre si. O controle e a supervisão do pelotão é do motorista do veículo líder. Os demais não precisam mais se preocupar com a direção, podendo relaxar e fazer outras tarefas. São inúmeros benefícios, como diminuição do consumo de combustível e de gases, aumento da segurança e redução de congestionamentos. Como não há ligação física entre os veículos, eles podem sair do pelotão a qualquer momento.
Outra importante aposta da Volvo é o SuperTruck, projeto realizado em cooperação com uma série de universidades e fornecedores. O objetivo é aprimorar significativamente a eficiência da movimentação de cargas e reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. “A aerodinâmica e a eficiência na conversão de energia são duas áreas com grande potencial para melhorias”, finaliza Martensson.