A Volvo Bus Latin America apresenta algumas soluções de transporte desenvolvidas pela empresa para o sistema de transporte urbano de Curitiba, no Brasil, na European Mobility Exhibition – Transports Publics 2014 que inicia hoje, em Paris, e vai até o dia 12 de junho.

Curitiba será a cidade de honra da Feira Europeia de Mobilidade que, neste ano, tem o transporte público como foco principal. Esta é a primeira vez que uma cidade não europeia é homenageada como convidada de honra. Curitiba, segundo os organizadores é uma cidade modelo, especialmente na área do transporte público. O BRT (Bus Rapid Transit) curitibano é considerado seguro e confortável, com projetos de ampliação e inovação tecnológica.

“Temos uma longa parceira com a Prefeitura de Curitiba e nos sentimos honrados em apresentá-la na feira. A cidade inovou ao apostar em um sistema de transporte urbano baseado em ônibus e virou referência ao criar o primeiro BRT do mundo. O espírito inovador de Curitiba somou-se ao espírito inovador da Volvo e nos levou a desenvolver, no Brasil, o ônibus biarticulado que se tornou  um modelo global”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Desde a instalação de sua planta fabril em Curitiba, no final da década de 70, a Volvo se comprometeu a trazer para o Brasil, e para a cidade, o que há de mais moderno e avançado em transporte.  Os primeiros ônibus articulados da marca, com capacidade de transporte 80% superior os veículos que circulavam na cidade até então, entraram em operação no sistema de transporte urbano em 1980.  Equipado com motor entre eixos e suspensão a ar era o que havia de mais avançado na época.

Dez anos depois, a demanda aumentou e o sistema de transporte da cidade precisava de um ônibus maior, com mais capacidade de passageiros. Foi então que a Volvo desenvolveu, no Brasil, o ônibus biarticulado. Os primeiros veículos começaram a circular em 1992. Com alta capacidade de transporte, rapidamente o modelo tornou-se um sucesso global e hoje integra sistemas organizados de transporte – BRTs – em todo o mundo.

Em 2012, a cidade foi a primeira da América Latina a apostar em veículos menos poluentes em seu sistema de transporte urbano, e colocou 30 ônibus híbridos em circulação. “Nosso compromisso de trazer para a cidade, e para o Brasil o que há de mais moderno e inovador para um transporte público de qualidade se mantém”, destaca Pimenta.

No ano passado, a Volvo assinou com a Prefeitura de Curitiba um termo de cooperação técnica, testar o “Green Light”, um dos projetos desenvolvidos pelo Grupo Volvo que contribui para a melhoria da mobilidade urbana. Além de Curitiba, a solução está em demonstração em Gotemburgo, na Suécia; em Viena, na Áustria; e em Salermo, na Itália.

BRT de Curitiba

O BRT é a espinha dorsal da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, que atende em torno de 2,3 milhões de passageiros, por dia. O sistema conta com 81 quilômetros de corredores exclusivos, implantados em sistemas trinários, em que as faixas segregadas, exclusivas para os ônibus são ladeadas por vias de trânsito lento e têm, nas paralelas, avenidas de trânsito rápido com mão única e em sentido contrário.

Com frota de 1.940 ônibus, que representa menos de meio por cento da frota total de veículos de Curitiba (1,5 milhão), o transporte coletivo responde por 45% dos deslocamentos e atende a 74% da demanda por transporte da região metropolitana formada por 28 municípios, além da capital. Em Curitiba, 94% da demanda é atendida pela Rede Integrada.

A cidade tem 1,8 milhão de habitantes, número que sobe para 3 milhões de habitantes se somada a população da Região Metropolitana.


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