Um dos principais fabricantes mundiais no setor de máquinas de construção, a Volvo Construction Equipment mantém sua trajetória crescendo no Brasil e em toda a América Latina. A empresa vem ganhando participação de mercado nos principais segmentos onde atua. “O continente latino-americano continua sendo um importante mercado para a Volvo”, declara Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

A Volvo terminou 2014 com  9% de market share no Brasil em 2014, acima dos 7,6% do ano anterior. Considerando também os volumes da SDLG, a outra marca de equipamentos de construção da Volvo CE, o market share chegou a 11,1% no País, maior que os 9,7% registrados em 2013, conforme dados da AEM.

Em máquinas de construção rodoviária, um segmento que a Volvo ingressou recentemente na América Latina, o crescimento foi expressivo, saltando de 4,4% de market share no continente para  5,9% na mesma base de comparação. A empresa continua líder absoluta em caminhões articulados no mercado latino-americano, alcançando 36% de participação em 2014, quatro pontos percentuais a mais que o exercício anterior. No Brasil, a liderança em caminhões foi total: chegou a 100%, ante os 80% de 2013.

A Volvo também cresceu no segmento de escavadeiras na América Latina, passando de 10% de market share para 11,2%, com expressivos 15,4% no Brasil. A mesma situação é vista em compactadores, área onde a companhia atingiu 6,9% de participação, resultado superior aos 4,4% observados em 2013 no mercado latino-americano. “Temos tido um crescimento sustentado mesmo num cenário difícil e de incertezas”, afirma Chueire. Apesar do objetivo de constante crescimento em toda a região, a Volvo CE definiu atualmente a área hispânica como prioridade para expansão de seus negócios. “Cada vez mais fecharemos nossos negócios em espanhol” , comentou Chueire.

Em motoniveladoras e em retroescavadeiras, segmentos que recentemente deixaram de fazer parte do portfólio global da marca, a Volvo também aumentou seu share de 4,4% para 5,3% e de 3,4% para 4,5%, respectivamente, na América Latina.

Juntas, a Volvo e a SDLG, no entanto, perderam market share no continente em carregadeiras, saindo de 17% para 16,4%.


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