A Volvo Construction Equipment está mostrando sua nova vibroacabadora sobre esteiras P4820D ABG, voltada para pavimentações de 2,5 a 6,5 metros de largura. Desenvolvida para projetos rodoviários que demandam elevada qualidade, a máquina é dirigida principalmente para pavimentação urbana e de estradas que com grande apuro técnico. “É moderna e confiável e garante excelente qualidade no acabamento, principalmente em obras de rodovias concessionadas”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.

O modelo introduz a terceira geração do EPM (Electronic Paver Management), um avançado sistema eletrônico de gestão da pavimentação que fornece informações e permite ajustes precisos de forma rápida, tanto da mesa como da unidade tratora. “É um sistema para ajuste fundamental para assegurar a qualidade, produzindo uma camada asfáltica sem ondulações e irregularidades, correspondentes aos índices IRI mais exigentes”, diz Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. O EPM foi introduzido em 1998 e é reconhecido pelos operadores por suas características intuitivas.

Intuitiva e tecnológica

“A EPM 3 é o que há de mais moderno na gestão da pavimentação”, lembra Boris Sánchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE LA. Nenhum outro equipamento oferece uma operação tão intuitiva e simples e que permite uma rápida familiarização com o equipamento. O sistema repassa simultaneamente dados para os três painéis distribuídos pela máquina, onde ficam os operadores. Os painéis, além de serem intercambiáveis, permitem controlar todas as funções de operação da mesa, a partir de qualquer um deles.

Buscando assegurar que, uma vez iniciada a operação de pavimentação, ela não pare, o EPM3 inclui sistemas de redundância. Por exemplo, em caso de algum dos três painéis ficar inoperante, todas as funções podem ser controladas a partir dos painéis restantes.

“Os operadores podem armazenar ajustes de parâmetros personalizados para assegurar consistência de acabamento num projeto ou inclusive usar esse ajuste em outros”, explica o gerente. Ao se deparar com projetos semelhantes, eles recuperam os ajustes salvos no EPM 3, simplificando e agilizando o ajuste inicial para iniciar a pavimentação. Uma vez que a pavimentação esteja em andamento, pode ser feito novo ajuste para otimizar desempenho e produtividade.

“A regularidade longitudinal define o nível de conforto do usuário das estradas, como menos ruído e mais segurança no deslocamento dos veículos”, destaca Sánchez. Diversos recursos, como Anti-climb, Screed Lock e Screed Assist, permitem atender aos mais rigorosos critérios de pavimentação, normalmente exigidos por rodovias concessionadas, em aeroportos, autódromos e projetos que demandam elevada qualidade.

Maior visibilidade

A P4820D ABG tem uma bem posicionada plataforma na unidade tratora, permitindo ao operador estender o assento e ter excelente visualização do silo e do processo de basculamento do material, além da área de pavimentação e da mesa. Outra vantagem é a grande capacidade do silo, de 12 toneladas, que fornece alimentação ininterrupta e automática de material, mantendo a máquina em uma velocidade constante, reduzindo paradas e arranques e resultando em um acabamento mais liso.

O operador tem visibilidade total, sem obstáculos, ao redor de toda a vibroacabadora, do silo, do canal do distribuidor helicoidal e da mesa. Com visão mais clara, aumenta o desempenho e a qualidade do trabalho. E o revestimento antiderrapante do posto do operador e os corrimãos proporcionam estabilidade ao transitar sobre o equipamento.

Para trabalhos noturnos, o equipamento pode ser configurado, opcionalmente, com luzes de trabalho que ajudam em condições de baixa luminosidade. Duas luzes para iluminação frontal, duas para a área atrás da máquina e duas laterais adicionais aumentam a visibilidade. A iluminação pode ser aumentada usando até 10 luzes LED ou de balão.

“A P4820D ABG veio para substituir a ABG5820 e tem grande potencial”, observa Capato. As dimensões permitem transportar outros equipamentos no mesmo caminhão. O toldo e o escape são facilmente elevados e baixados, permitindo passar por baixo de pontes ou em túneis no caminho para o canteiro de obras.

O design do material rodante tem um sistema automático de tensionamento das esteiras, que foi ainda melhorado. O desenho inovador das sapatas de borracha das esteiras permite fixação aparafusada mantendo sua superfície completamente lisa, o que reduz as marcações, prolonga sua vida útil e facilita a troca, em comparação com os outros equipamentos disponíveis no mercado.


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