Líder mundial em conectividade em transportes comerciais, com mais de 1 milhão de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores conectados em todo o mundo, o Grupo Volvo é também referência nesta área na América Latina. Com mais de 55 mil caminhões conectados no continente, a marca celebra na Fenatran o crescimento de 33% da Manutenção Inteligente Volvo no Brasil em 2019. O serviço utiliza dados de telemetria para otimizar e programar manutenções nas concessionárias da marca de forma antecipada.
A crescente escalada por conectividade na indústria de caminhões não é novidade para a Volvo. Pioneira na eletrônica embarcada, com a introdução de motores eletrônicos ainda nos anos 90, a marca também foi a primeira a criar redes conectadas com seus veículos. “Somos líderes globais em veículos conectados. E na América Latina não poderia ser diferente. Há muito tempo estamos explorando o potencial de conectividade de nossos caminhões”, afirma Felipe Battistella, diretor de pós-venda de caminhões da Volvo na América Latina.
Manutenção Inteligente Volvo
A partir de informações enviadas pelos veículos, o sistema de telemetria remota avisa a fábrica sobre a necessidade de manutenções preventivas. “Conseguimos alertar nossos clientes para programar serviços com antecedência, mantendo sua frota em dia com a manutenção e assim evitar paradas não planejadas. É possível pré-agendar horários nas concessionárias e separar peças de reposição antecipadamente, diminuindo o tempo que o veículo fica parado, aumentando a disponibilidade da frota”, argumenta Deise Kindinger, gerente de desenvolvimento de serviços Volvo. O serviço está disponível para todos os clientes do Brasil com Plano de Manutenção Azul e Ouro. Toda a Rede Volvo é parte deste Programa, fazendo com que o transportador tenha opções conforme sua conveniência. De janeiro até agora, houve 33% de crescimento na demanda por essa facilidade.
Gestão de Combustível e Dynafleet
Ainda nos anos 2000 a Volvo foi a primeira montadora de caminhões a oferecer serviços de telemetria de caminhões, de fábrica. Aprimorado ao longo dos anos, atualmente o Dynafleet, é um importante suporte no acompanhamento logístico de frotas, fornecendo dados em tempo real da operação dos caminhões da marca. Também permite o acompanhamento individualizado da condução de cada motorista, apontando oportunidades de melhoria para uma direção mais segura e econômica, com o treinamento dos condutores sendo efetivado pela Rede Volvo a partir dos dados indicados pela plataforma.
A Volvo disponibiliza também o pacote Gestão de Combustível, no qual especialistas da fábrica monitoram a frota do cliente em desempenho de combustível, encaminhando análises individualizadas. Além disso, os profissionais da Volvo ficam disponíveis para orientar os clientes. “É um serviço muito apreciado e que tem crescido exponencialmente”, diz Felipe Battistella. “Desde última Fenatran dobramos a carteira. Apenas em 2019, houve crescimento de 55% em relação a 2018”, ressalta o diretor.
Diagnóstico remoto em emergências
Outra função de conectividade disponível em vários caminhões Volvo é o “VAS on call”. Em caso de emergência mecânica, basta o motorista apertar um botão no painel para falar, mesmo sem celular, com a central de atendimento Volvo Atendimento Rápido (VOAR), dentro da fábrica da marca em Curitiba (PR). Além de fazer uma ligação por voz de dentro da cabine, o sistema envia à equipe de suporte técnico os dados do veículo e os registros de falha, facilitando o diagnóstico remoto. “Usamos a conectividade para aumentar a disponibilidade dos nossos caminhões de forma efetiva. E o uso de dados será cada vez mais intenso, sempre com novos recursos para eficiência máxima nas operações de nossos clientes”, finaliza Felipe Battistella.
São Paulo, 13 de outubro de 2019.