Com contratos que asseguram a alta disponibilidade de seus caminhões, a Volvo amplia o alcance de seus Planos de Serviço para quase todos os veículos entregues no Brasil. Em 2024, nove em cada dez caminhões comercializados pela marca contam com algum tipo de cobertura, da básica (Plano Azul) à mais completa (Plano Ouro).
Por meio de contratos gerenciados diretamente pela fábrica, os Planos de Serviço Volvo oferecem toda a estrutura da rede de concessionárias da marca para a manutenção dos veículos. Somando todos os tipos, dos básicos aos completos, a marca acaba de chegar aos 50 mil planos ativos. Trata-se de algo sem precedentes nesse segmento. “É uma prova de confiança dos clientes, que entregam o seu caminhão Volvo para quem mais entende da alta tecnologia embarcada nele, que são as concessionárias da marca”, afirma Alexandre Hartl, gerente de serviços comerciais da Volvo. Todos os veículos cobertos por Planos de Serviço têm atendimento prioritário nas 107 concessionárias da marca no País.
Do Azul ao Ouro
Um dos motivos do sucesso dos Planos de Serviço é a possibilidade de escolha entre vários níveis de cobertura, todos mirando na disponibilidade, produtividade e segurança dos veículos.
Plano Azul Clássico – voltado para veículos com mais de cinco anos de fabricação, cobre itens como óleo do motor, da caixa e filtros, além da substituição do óleo do diferencial.
Plano Azul – também inclui óleo do motor, da caixa e filtros, além da substituição do óleo do diferencial. Tem ainda o uso de dados extraídos via conectividade para agendamento e planejamento das paradas, num serviço chamado Manutenção Inteligente Volvo (MIV), bem como o histórico de manutenções dos veículos.
Plano Prata – além de todos os itens do Plano Azul, traz cobertura de componentes do trem de força (motor, caixa e eixo traseiro).
Plano Ouro – é a cobertura mais completa, que prevê todo o suporte para a disponibilidade máxima dos veículos. Inclui todas as manutenções corretivas e preventivas, treinamento de motoristas, Manutenção Inteligente Volvo (MIV), atendimento emergencial VOAR (Volvo Atendimento Rápido) e gestão de frota pela plataforma Volvo Connect – que inclui uma série de relatórios customizados, alertas e todo o histórico do veículo, além de outros dados importantes para a gestão da frota.
Plano Ouro Flex – tem a mesma cobertura do Plano Ouro, mas no perfil de cada negócio, através de custos baseados na quilometragem rodada. Ou seja, o transportador paga o que efetivamente utiliza.
Condução Inteligente Volvo
Além de todas as opções de Planos, o transportador pode contratar separadamente pacotes complementares, entre eles a Condução Inteligente Volvo (CIV). Trata-se de uma consultoria da marca com foco na redução de consumo de combustível, a partir de dados de conectividade dos veículos.
A Volvo tem uma equipe de especialistas na fábrica que analisa, envia relatórios individualizados e orienta sobre pontos de melhoria e oportunidades para economizar em rota, veículo ou tipo de condução. Outra vantagem é a possibilidade de comparação do caminhão do transportador com toda a frota Volvo circulante operando nas mesmas condições, indicando melhorias para uma condução ainda melhor.
Além disso, há apoio constante das concessionárias para complementar esse suporte e realizar treinamento de motoristas, quando necessário. “O CIV é a ferramenta que auxilia os nossos clientes, de forma personalizada, a extrair o melhor consumo de combustível de seus veículos com total apoio da fábrica”, reforça Hartl.
Volvo Connect
Outro destaque da Fenatran é o Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca para gestão de frota. Usa o máximo da tecnologia dos caminhões sem precisar de interface ou adaptação. O sistema captura informações das centrais eletrônicas dos veículos e transmite on-line. O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, basta acessar o pacote de dados no sistema da empresa. Amigável, o Volvo Connect permite a customização do painel de controle com as informações que o gestor ou o motorista considerarem mais relevantes. Um transportador com diferentes rotas e operações consegue classificar cada veículo em cada rota para comparar percurso, caminhão e condutor. É possível definir metas específicas para os motoristas e montar comparativos de resultados e performance para cada um deles.
Atualmente, são mais de 100 mil caminhões Volvo conectados na América Latina, uma rica fonte de dados para a oferta de serviços cada vez mais personalizada.
São Paulo, 4 de novembro de 2024
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Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
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