A Volvo terminou 2017 mais uma vez na liderança brasileira do segmento de caminhões pesados. Com 26,9% de participação, é a quarta vez consecutiva que a Volvo fica à frente deste mercado, voltado principalmente para o transporte de longas distâncias e de cargas mais pesadas. “Ano após ano, os transportadores tomam decisões de compra mais racionais, analisando o custo operacional de suas frotas. E nisso a Volvo tem ampla vantagem”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina
Além da liderança de mercado, outro destaque da Volvo foi o desempenho do modelo FH, o caminhão pesado mais vendido do país em 2017. Foram emplacadas 4.505 unidades do modelo, um crescimento de 27% em relação aos volumes registrados no ano anterior. “Estamos muito orgulhosos com os resultados. Eles mostram que o FH continua sendo o veículo mais procurado quando se busca alta tecnologia, disponibilidade, confiabilidade e baixo consumo de combustível”, afirma Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões da Volvo no Brasil.
O mercado de caminhões pesados no Brasil é o maior da América Latina. “Ser líder de mercado aqui mostra que nossos investimentos para trazer sempre a melhor tecnologia em caminhões foram reconhecidos por nossos clientes, que estão cada vez mais profissionais e demandam inovações constantes”, completa Lirmann.
Inovações e conectividade
A preferência dos transportadores pela Volvo também está relacionada aos avanços em conectividade promovidos pela marca. “Novas tecnologias estão sendo cada vez mais apreciadas”, assegura Fedalto, referindo-se ao I-See, um dispositivo que utiliza geolocalização para reconhecer a rodovia onde o caminhão está rodando e otimiza as trocas automáticas de marcha, e ao Dynafleet, um sistema de gestão remota da frota com monitoramento em tempo real.
Outra inovação da Volvo, apresentada em 2017, foi o VM Autônomo, primeiro caminhão autônomo comercialmente viável do mercado, dedicado à colheita de cana de açúcar. A tecnologia está em testes finais de validação para comercialização futura.
Manutenção Inteligente
Mesmo em um ano em que a economia andou a passos moderados, a Volvo não deixou de investir em suas concessionárias. “Mantivemos a estrutura da Rede Volvo e fizemos grandes esforços em treinamento e capacitação. Nossa expectativa é melhorar ainda mais nosso atendimento aos clientes na ponta, diminuindo cada vez mais o tempo de espera para serviços”, declara Fedalto.
A Volvo vai reforçar o conceito de “Manutenção Inteligente”, que utiliza a conectividade embarcada nos veículos da marca e faz cruzamentos inteligentes com diversos bancos de dados (BigData) para alertar aos transportadores sobre a necessidade de manutenções programadas nos veículos. Esse mapeamento é feito de forma individual para cada caminhão e indica com precisão o melhor dia e hora para fazer reparos, evitando paradas não programadas.