Líder mundial em soluções de transporte, a Volvo está também na vanguarda com serviços conectados em caminhões. O FH, que já era o caminhão mais conectado do mercado, recebe agora novos serviços que o tornam ainda mais avançado. “A conectividade presente nos caminhões Volvo é uma importante ferramenta para aumentar a disponibilidade das frotas e melhorar a rentabilidade do transportador”, declara Felipe Battistella, diretor de serviços do Grupo Volvo América Latina.

A empresa está lançando a Manutenção Inteligente Volvo e a Gestão de Combustível, dois serviços criados para baixar os custos da operação de transporte e diminuir o número de paradas não planejadas dos caminhões. A Manutenção Inteligente é uma central de monitoramento conectado, de planejamento e agendamento de manutenções preventivas. O serviço é voltado para os veículos que tenham planos de manutenção da marca.

É o mais novo pacote de opções do Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frotas da Volvo. O objetivo é otimizar as manutenções e diminuir o tempo de parada para melhorar a produtividade do transporte. “É um novo aliado dos frotistas na gestão da manutenção”, diz Deise Kindinger, responsável pela área de desenvolvimento de serviços conectados do Grupo Volvo América Latina.

Como os caminhões saem de fábrica com um alto grau de tecnologia embarcada, eles são equipados com um módulo eletrônico que transmite os dados do veículo para uma central da Volvo. Usando os dados obtidos por meio da inteligência e da conectividade do caminhão, os agentes da central verificam remotamente qual a situação do veículo, indicando a previsão de parada e quais serviços precisam ser realizados.

Proatividade

Os técnicos entram em contato com o gestor da frota para planejar a data de parada de manutenção. O transportador também é informado do horário do atendimento, o técnico que irá atender e o tempo estimado para realização do serviço. Ao mesmo tempo, a concessionária escolhida se prepara para receber o veículo e o cliente, disponibilizando peças, mecânicos e consultores no horário combinado. Para reforçar, o cliente ainda recebe por e-mail e mensagens todas as informações no dia anterior à parada.

Avisado também remotamente do status do veículo, o motorista e o transportador podem, de acordo com sua conveniência, escolher o melhor momento e a concessionária mais próxima, em qualquer ponto do País. Quando chegar na concessionária escolhida, a Central Volvo já terá programado de antemão o horário do início da manutenção, escalado o técnico e separado as peças. A central tem acesso a muitos dados do veículo, como o número do chassi, códigos de falha e quilometragem, por exemplo.

Gestão de Combustível

A Volvo também lança a Gestão de Combustível, um serviço de consultoria remota de consumo de combustível para os caminhões da marca. Ele foi criado para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador. O serviço mantém o envio de relatórios customizados mensais, com recomendações para melhorar a condução do veículo. São sugestões de condução baseadas nos dados do Dynafleet e da operação da frota.

Os dados são analisados constantemente por um especialista em condução e o relatório é bastante detalhado, mostrando ao gestor uma visão geral de toda a frota, com informações por caminhão e por motorista. O gestor da frota também é contatado por telefone para garantir o entendimento das recomendações e acompanhar a evolução dos resultados.

A Volvo mantém ainda um canal de suporte receptivo para dúvidas de condução econômica e interpretação de relatórios do Dynafleet. A rede de concessionárias Volvo oferece treinamento e formação de motoristas. Com mais informações, o gestor se antecipa e faz mudanças na condução dos veículos e treinamentos com os motoristas. O sistema consegue verificar se os recursos do caminhão estão sendo utilizados total e adequadamente. Mostra, por exemplo, se o motorista antecipa a frenagem, o grau de utilização do modo automático da caixa de câmbio, a utilização do piloto automático e uma série de outros indicadores.

Nova Central Multimídia

A Volvo apresenta também a nova Central Multimídia da linha F. “Ela é mais moderna, tem mais tecnologia e traz mais conveniência para o condutor, que terá mais facilidade na jornada de trabalho e acesso a muito mais informações”, diz Marco Massuchetto, analista de desenvolvimento de negócios da área de serviços da Volvo.

O multimídia Volvo tem uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, que também pode ser operada pelos controles no volante, por comando de voz, ou pelo teclado no painel. É mais segurança para o motorista, que não precisa tirar as mãos do volante. Fazendo o pareamento do celular, o condutor pode atender um telefonema por meio de comando de voz, utilizando o sistema de áudio como viva-voz. O sistema tem vários aplicativos para entretenimento, como Spotify, Deezer e Tune in. Possui funcionalidades para o negócio do transporte, como a versão on-board do Dynafleet atualizada e o novo sistema de navegação, que informa condições de tráfego em tempo real.

O motorista ainda pode otimizar o trajeto, evitando engarrafamentos ou vias congestionadas ou interrompidas. Assim, planeja melhor rotas e o horário de partida, evitando perda de tempo e gasto desnecessário de combustível. A nova central também possui um browser para acesso à internet e outras aplicações, como previsão do tempo. Alguns dos serviços requerem pareamento com o celular ou acesso a uma rede wifi.

Com novo visual, o Dynafleet melhora a operação e a produtividade, avaliando o perfil do condutor de acordo com a aplicação e oferecendo dados para o motorista e o gestor da frota. A interpretação dos resultados ficou mais fácil: motorista e gestor trabalham juntos para baixar o consumo, com melhor planejamento logístico e o uso de técnicas de condução, aprimoradas com as recomendações na tela do Dynafleet. A central também tem a opção Dual Bluetooth, que permite conectar dois celulares. É mais conveniência ao motorista que viaja com um familiar ou um segundo condutor.


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