A Volvo Penta ampliou o projeto do pod de seu Inboard Performance System (IPS). O remodelado sistema de propulsão IPS – o IPS30 – agrega novas e atualizadas características para complementar o novo e potente motor a diesel de 13-litros e 1000hp, proporcionando um desempenho superior.
O pod redesenhado é parte da estratégia de entrada da marca em uma categoria de maior potência para o segmento marítimo de lazer, proporcionando uma série de benefícios para embarcações de até 120 pés. “Nosso novo pod IPS30 é outro importante passo para nós e nossos clientes, oferecendo um desempenho melhor do que nunca”, diz Johan Wästeräng, vice-presidente de gestão de produtos no segmento marítimo de lazer da Volvo Penta.
“O sistema de propulsão IPS revolucionou a indústria de embarcações marítimas de lazer desde seu lançamento, e o modelo atualizado expande ainda mais a capacidade do sistema. O sistema foi aprimorado para comportar a potência adicional fornecida por nosso novo motor, e em combinação, o pacote D13 e IPS proporciona um desempenho de classe mundial excepcional”, complementa Wästeräng. “Estamos confiantes que a instalação do pod IPS30 como solução integrada ao novo motor de 1000 cv, proporcionará uma nova opção em propulsão para proprietários de iates de grande porte”.
Mais longe e mais rápido
O pod IPS30 foi atualizado para garantir seu encaixe perfeito ao novo projeto do motor D13. De modo geral, estes aprimoramentos deixam o pod mais limpo, mais robusto, e capaz de trabalhar em uma faixa maior de velocidade, ao mesmo tempo em que mantém as dimensões compactas dos atuais sistemas de propulsão IPS.
“Para um motor que leva a embarcação mais longe e mais rápido, e que permite mais tempo na água, sabíamos que teríamos que oferecer um IPS mais forte e durável”, diz Wästeräng. “O IPS30 atualizado aguenta a alta potência do novo motor, e permite que as embarcações alcancem velocidades de até 42 nós. E, é claro, por ser mais limpo demanda menos manutenção, o que reflete em mais tempo para os proprietários de iates aproveitarem seu tempo livre”.
Mais possibilidades para proprietários de grandes iates
O pod IPS30 e sua coordenação com o motor de 13 litros prevê a produção do pacote integrado D13-IPS1350. Os 1350 representam a potência equivalente produzida pela unidade, em comparação com uma instalação tradicional de motor de centro. O pacote é um sistema completo do timão à hélice, com projeto ecnologicamente avançado com dois hélices virados para frente e girando em direções contrárias posicionados sob o casco para maior tração. O projeto único, com pods direcionáveis individualmente e conectados com a função Joystick Docking, proporciona manobras de precisão.
O pacote IPS proporciona uma redução de até 30% no consumo de combustível – em comparação com sistemas de motor de centro – com aceleração até 15% mais rápida e velocidade final 20% maior; os níveis de ruído e vibração são reduzidos em até 50%. Pacotes IPS podem ser instalados em configurações com dois, três ou quatro motores, e, nesta última opção, a potência gerada é equivalente a 5400 hp.
“Continuamos desenvolvendo nossa oferta e não para instalar o sistema IPS em barcos de lazer, mas também para ser utilizado em uma ampla gama de embarcações comerciais utilizadas em parques de geração eólica em águas costeiras ou transporte de passageiros. Neste aspecto, estamos oferecendo propulsão para embarcações de até 110 toneladas”, diz Wästeräng.
Björn Rönnvall, gerente de produto para o segmento marítimo de lazer da Volvo Penta, acrescenta: “Estamos atraindo novos estaleiros e usuários finais que querem maior potência e durabilidade. Estamos crescendo no segmento de iates de grande porte e aumentando nossa pegada nesse mercado. Podemos oferecer maiores possibilidades para proprietários de iates de maior porte com o Volvo Penta IPS”.
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