A Volvo Penta apresenta no Rio Boat Show 2014 o Glass Cockpit, sistema de navegação que muda totalmente a experiência de pilotar um barco. O sistema integra o motor aos sistemas de navegação e permite ligar o barco com apenas um toque, assim como acontece com os carros.
Ao integrar os sistemas de propulsão aos de navegação, o Glass Cockpit permite que o piloto visualize e monitore o desempenho do motor e os níveis de combustível e de água, por exemplo, em um único lugar. As informações ficam dispostas em displays de alta tecnologia integrados ao painel de instrumentos, com uma interface fácil de usar e com controles sensíveis ao toque.
“Os clientes do segmento marítimo de lazer são exigentes e estão acostumados às facilidades e conforto que a tecnologia proporciona. E é justamente isso que o Glass Cockpit oferece”, afirma Marcelo Puscar, diretor comercial de motores marítimos da Volvo Penta South América. Outra vantagem é que o painel de instrumentos fica mais limpo, facilitando a concentração do piloto no que é importante a cada momento.
Displays flexíveis
Os displays são fáceis e intuitivos de usar, com funcionalidades de toque equivalentes aos smartphones e tablets com touch screen. O piloto decide as funções que as telas devem exibir e como elas devem ser distribuídas. Dependendo do tipo e tamanho da embarcação, uma ou mais telas podem ser montadas no painel. As telas estão disponíveis em diferentes tamanhos, de 8 a 19 polegadas.
Integração com o EVC
O Glass Cockpit é totalmente integrado com o Controle Eletrônico de Embarcação (Electronic Vessel Control – EVC), plataforma exclusiva Volvo Penta. Isto quer dizer que todos os sistemas e equipamentos da Volvo Penta que facilitam a navegação, como o Sistema de Posicionamento Dinâmico (Dynamic Positioning System), o sistema de flaps IS (Interceptor System) e piloto automático podem ser monitorados e controlados a partir dos painéis.
“Quando a embarcação é ligada, todas as telas acendem simultaneamente, como em um carro”, explica Luiz Castro, gerente regional de vendas de motores marítimos de lazer da Volvo Penta South America.
Todas os ajustes estabelecidos, incluindo a redução de intensidade luminosa dos instrumentos, são realizadas simultaneamente no posto de pilotagem e na flybridge.
Direção automática
O exclusivo sistema Auto Guidance de direção automática é um exemplo das muitas caraterísticas úteis do Glass Cockpit. O sistema pesquisa as cartas náuticas relevantes e estabelece uma rota, evitando que o piloto vá em direção a águas rasas, baixios, boias e outros obstáculos. Acoplado ao piloto automático Volvo Penta, o Auto Guidance não só mostra o caminho, como também leva a embarcação até o destino.
“O diferencial do Auto Guidance é que, aliado ao piloto automático, faz com que o barco desvie dos obstáculos naturais até o destino traçado, garantindo ainda mais tranquilidade ao piloto”, afirma Castro.
Novas possibilidades para estaleiros e usuários
Além dos benefícios para os donos de barcos, o Glass Cockpit abre novas possibilidades para o desenvolvimento de projetos criativos, mais lógicos, seguros e ergonômicos para painéis de instrumentos. O sistema permite que os proprietários pilotem seus barcos de forma relaxada e segura, aproveitando o passeio.
“Este projeto reúne a experiência e o conhecimento da Volvo Penta em barcos e sistemas de navegação ao do conhecimento do Grupo Volvo em projetar ambientes seguros e ergonômicos para os motoristas de caminhões”, destaca Puscar.
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