Ao apresentar a nova geração do SSA (Sistema de Segurança Ativa) para ônibus rodoviários, a Volvo mantém sua posição de vanguarda em soluções de segurança no transporte de passageiros no Brasil. “Fomos pioneiros no País na introdução de equipamentos que melhoraram a operação de transporte do ponto de vista da segurança e contribuíram para fazer a sociedade olhar com mais atenção para esta necessidade”, lembra Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
Todeschini se refere ao lançamento dos freios ABS (Sistema Antibloqueio das Rodas) em chassis da marca em 1991, quando o mercado local de ônibus desconhecia esta tecnologia, que muito mais tarde se tornaria mais comum. “A segurança está no DNA da Volvo. Trazer o ABS em ônibus para o Brasil foi um importante passo para ajudar a conscientizar o mercado sobres as novidades em segurança que já eram utilizadas em países desenvolvidos”, comenta Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.
Em 2007, a Volvo Buses voltou a inovar, lançando no Brasil e demais países da região hispânica da América Latina o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), uma avançada tecnologia de segurança veicular ativa, que reduz significativamente a possibilidade de derrapagem e de capotagem em curvas fechadas. No mesmo período, a empresa apresentou ainda os freios a disco e o EBS, freio eletrônico que faz a frenagem individual das rodas, aumentando a segurança dos ônibus.
Vanguardismo global
A Volvo sempre esteve identificada com segurança, desde a criação da empresa em 1927 na Suécia, quando Assar Gabrielsson e Gustaf Larsson, fundadores da companhia, colocaram o assunto como um valor fundamental de marca.
Em 1959 Nils Bohlin, engenheiro da Volvo, criou o cinto de três pontos, considerado até hoje o maior invento de segurança da indústria automotiva. A Volvo abriu mão da patente para que o dispositivo pudesse ser usado pelos demais fabricantes do setor, beneficiando toda a sociedade.
Nos anos de 1960 a Volvo inicia o procedimento de teste de segurança em cabines, culminando com a realização dos primeiros crash-test para caminhões, introduzidos pela marca em 1976 e considerados referência mundial desde então.
Em 1979 foram apresentadas duas inovações: o volante que absorve energia e o cinto de segurança com sistema inercial e travamento eletrônico. Freios Z-cam e ABS foram as características de segurança apresentadas para caminhões em 1985. Depois vieram a produção em série de airbags e o FUPS (Front Underrun Protection System), um sistema anti-intrusão desenvolvido para proteger os ocupantes de carros em caso de colisões frontais. Na sequência foram lançados gradativamente o ESP, o VEB (Freio Motor Volvo), câmera da marcha a ré, EBS e todas as demais tecnologias de segurança ativa disponíveis atualmente nos caminhões e ônibus da marca.
Curitiba, 6 de novembro de 2019.