A Volvo registrou em 2014 seu segundo melhor ano em emplacamentos de caminhões no Brasil, alcançando 19.732 veículos, número inferior somente às 20.731 unidades emplacadas em 2013, então seu melhor resultado.
A marca também retomou a liderança no segmento de pesados, encerrando o período com 29,6% de market share, quase três pontos percentuais a mais que no exercício anterior e o correspondente a mais de um quarto de todo o mercado brasileiro de caminhões nesta categoria. E a linha VM de semipesados bateu mais um recorde histórico, alcançando inéditos 12,6% de participação.
No Chile, Peru, Argentina, e Venezuela – outros quatro importantes mercados latino- americanos para o Grupo – a empresa também registrou resultados positivos. “É um grande orgulho termos atingido estes feitos”, comemora Claes Nilsson, executivo que acaba de assumir a presidência do Grupo Volvo América Latina. “O Brasil é um mercado muito importante para o Grupo Volvo”, complementa.
Somando-se os resultados de pesados e semipesados, a Volvo teve um bom desempenho em 2014, conquistando 21,3% de participação de mercado, 1,3 pontos percentuais a mais que os 20% de market share registrados em 2013. “Não tenho dúvida de que nossos caminhões são o que há de melhor em soluções de transporte comercial no País”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. Ele lembra que a Volvo é a única montadora que apresenta uma trajetória de crescimento sustentado desde 2008, saltando dos 12,8% de participação de mercado naquele ano para os atuais 21,3%.
Mesmo com a queda total das vendas de caminhões e as incertezas na economia, a Volvo teve um desempenho superior ao mercado. Enquanto o mercado total de caminhões pesados caiu 15,1%, a Volvo registrou decréscimo de apenas 6,3%. A mesma situação ocorreu no segmento de semipesados: enquanto o mercado total teve queda de 5,6%, a Volvo caiu apenas 1%.
“Os transportadores sabem fazer contas e escolhem a melhor opção para eles”, destaca Fedalto. “Nossos caminhões têm robustez, baixo consumo de combustível e grande disponibilidade, atributos que asseguram maior rentabilidade aos transportadores. Prova da nossa preocupação em oferecer aos nossos clientes o que há de mais moderno, produtivo e rentável foi o lançamento recente da nova linha de caminhões que traz ao mercado brasileiro um novo patamar de tecnologia e propicia condições de competir em um mercado cada dia mais exigente. Mas um excelente produto não seria suficiente se não contasse com uma rede de concessionárias totalmente comprometida em atender os clientes com grande qualidade e agilidade” finaliza.
Somando-se todas as vendas de caminhões da Mack, Renault e UD – as outras marcas de veículos comerciais de propriedade da Volvo – em outros países no continente, o Grupo comercializou um total de 24.333 unidades no mercado latino-americano.