A Volvo tem uma atuação pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas de transporte urbanos de alta capacidade de transporte baseados em ônibus, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit). A empresa foi a primeira a produzir ônibus articulados no Brasil, ainda nos anos 80. No início dos anos 90, desenvolveu no país os ônibus biarticulados, hoje vendidos em todo o mundo.
Este ano, da mais um passo importante nesta trajetória e avança na liderança em veículos de alta capacidade de transporte ao lançar um biarticulado com capacidade para 300 passageiros. E ainda vai além, ao apresentar o CIVI (City Veichle Interconected), uma proposta de BRT conectado, levando o conceito de sistemas de alta demanda para o patamar de Smart Cities.
“Participamos do desenvolvimento e implementação dos principais sistemas de BRT da América Latina. Hoje, temos orgulho de apresentar ao mercado veículos que oferecem mais capacidade de passageiros e uma proposta de evolução para o BRT, olhando para o futuro das cidades. Para um transporte urbano eficiente, não podemos pensar apenas na qualidade dos ônibus, mas no sistema como um todo com foco nos benefícios para a população”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.
Início
Os primeiros articulados produzidos pela Volvo Brasil, em 1980, tinham como objetivo atender a demanda de Curitiba, cidade sede do Grupo Volvo na América Latina. Na época, o então prefeito da cidade, Jaime Lerner, inovou ao criar o BRT e ao apostar em veículos de alta capacidade para o transporte público, transformando Curitiba em modelo para diversas cidades do mundo. Os veículos tinham uma capacidade de transporte 80% superior os veículos que circulavam no país até então. Equipado com motor entre eixos e suspensão a ar era o que havia de mais avançado na época.
Dez anos depois, a demanda aumentou e o sistema de transporte da cidade precisava de um ônibus maior, com mais capacidade de passageiros. Foi então que a Volvo desenvolveu no país o biarticulado. Os primeiros veículos, com 25 metros e capacidade para 250 passageiros, começaram a circular em 1992. Por sua alta capacidade de transporte, rapidamente o modelo tornou-se um sucesso global e hoje integra sistemas organizados de transporte – BRTs – em todo o mundo.
Atualmente, os veículos articulados e biarticulados da marca circulam nos BRTs e corredores exclusivos de diversas cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Goiania, Caxias do Sul, Florianópolis, Manaus, Campo Grande, Fortaleza e São Luiz do Maranhão.
América Latina
A Volvo também teve um papel fundamental no desenvolvimento dos sistemas de BRT da América Latina. Os ônibus da marca estão presentes nos principais sistemas de transporte de alta demanda da região, como o Transmilênio, em Bogotá, na Colômbia, considerado o BRT de maior capacidade de passageiros do mundo.
Os veículos Volvo também estão presentes nos corredores de BRT das cidades de Santiago, no Chile; de Cali e Pereira, na Colômbia; na Cidade da Guatemala, na Guatemala; em El Salvador, San Salvador; em Quito e Guaiaquil no Equador.