Um casal de transportadores de Três Cachoeiras (RS) está comemorando uma importante conquista, sonhada desde o tempo em que os dois começaram a namorar, há 20 anos: eles acabam de adquirir o seu primeiro caminhão zero quilômetro. E, por obra do destino, a unidade é o Volvo VM número 70.000, que saiu da linha de montagem na semana passada, coroando uma jornada de sucesso desde que o modelo começou a ser produzido pela marca em 2003.

“Este é um momento marcante em nossas vidas. É uma aquisição muito esperada. Trabalhamos muito para alcançar esta vitória: ter um caminhão zero quilômetro”, declara Jadenir Cardoso de Matos, sócio da Transportes Rech Matos junto com a esposa, Deluana Rech de Matos. “Foi uma alegria também saber que nosso primeiro veículo novo é o VM número 70.000”, complementa Deluana.

O veículo foi entregue pela concessionária Dipesul Canoas, representante Volvo na região metropolitana de Porto Alegre.

A transportadora tem apenas um ano, mas a história do casal no setor de transportes conta duas décadas, pois Jadenir já atuava como caminhoneiro autônomo. Agora, com uma empresa formalmente constituída, ele e a esposa decidiram dar mais um passo em suas vidas: com dois filhos (Cauã e Pedro, respectivamente de 13 e 3 anos) e a família estruturada, ambos resolveram realizar o sonho de um caminhão novo, depois de 20 anos trabalhando com veículos usados.

O VM 270cv 6×2, chassi 70.000, é agora o terceiro veículo da empresa que atua com cargas gerais, principalmente com fretes do segmento de móveis, na rota Rio Grande do Sul-São Paulo, retornando ao estado de origem transportando cereais para a Ceasa de Porto Alegre. Os outros dois caminhões são modelos 2007 e 2012.

História de sucesso

O VM inaugurou no segmento de semipesados o conceito de veículos com cabine mais confortável e motores de potências maiores. Outras novidades foram os atributos de segurança e opcionais para maior comodidade ao motorista e melhor performance no transporte, coluna de direção ajustável, basculamento hidráulico da cabine e caixa de câmbio de nove marchas. O modelo foi também o primeiro a ter de fábrica suspensões com molas parabólicas, além de um avançado chassi para melhor distribuição de carga e maior volume transportado.

As novas gerações do VM se sucederam, aperfeiçoando cada vez mais com o lançamento do cavalo mecânico, dos avançados motores eletrônicos e eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial, além de piloto automático e a tecnologia de emissões
Euro 5. Outro importante passo do modelo foi a adoção da consagrada caixa eletrônica I-Shift, a mesma que equipa os modelos Volvo FH, o que representou um salto em tecnologia, produtividade e conforto.

32 toneladas

Outra grande inovação foi o VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior, para o segmento de terraplenagem, mineração leve e construção. Até hoje o VM 330cv 6×4 off-road é o caminhão mais robusto e com maior capacidade de carga útil em sua categoria, com uma excelente relação custo-benefício.

VM Autônomo

Já em 2017, o VM proporcionou outra excelente surpresa no setor, quando a Volvo apresentou o primeiro caminhão autônomo do Brasil. A versão foi projetada para operação na colheita de cana de açúcar. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação. Com uma precisão de direção de 2,5 centímetros, ele reduz a valores mínimos as perdas de produtividade pelo pisoteamento de soqueiras durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira.

Novidades recentes

Em 2020 a Volvo lançou o VM City, versão para distribuição urbana, e, mais recentemente, o VM Light Mixer, também para a construção. Mais leve, ele permite aproveitamento total da capacidade de implementos betoneira, aumentando a produtividade no transporte de cimento, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.


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