O FH já sai da linha de produção com o I-See instalado. Uma das mais avançadas tecnologias já desenvolvidas pela marca para tornar o veículo ainda mais inteligente, diminuir o consumo de combustível e ajudar o motorista na condução do caminhão, o I-See coleta dados de topografia da estrada para, em viagens futuras, gerenciar de forma mais eficiente a aceleração, as trocas de marcha e o uso do freio motor, e assim baixar o consumo de diesel.

Estima-se que a utilização do I-See possa resultar numa economia de até 3% no consumo de combustível. “É um número muito bom, considerando-se os preços crescentes do diesel e a participação de até 50% do combustível na planilha de custos do transportador”, observa Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas do Grupo Volvo América Latina.

O I-See está conectado diretamente com a renomada caixa de câmbio I-Shift da Volvo. O dispositivo da Volvo memoriza as subidas e descidas, onde elas começam e onde terminam e qual o grau de inclinação de cada uma, mesmo as mais suaves, por vezes imperceptíveis aos olhos do motorista. Estas informações ficam armazenadas na memória do veículo e são utilizadas oportunamente para gerenciar sua dinâmica de movimento, a fim de economizar combustível. “O I-See é o único sistema do gênero no mercado que faz a medição das rodovias em tempo real, não dependendo de mapas e, portanto, sendo a tecnologia mais confiável”, afirma Luiz de Jesus, planejador de produto do Grupo Volvo América Latina.

Inteligente

Quando o sistema reconhece que o caminhão se aproxima de uma subida, ele acelera o veículo próximo ao limite máximo de velocidade estabelecido pelo motorista para manter inércia (embalo), mantendo-se, assim, numa marcha mais alta durante mais tempo. Da mesma forma, ao aproximar-se do topo de um aclive, o I-See evita uma redução de marcha desnecessária. “E tudo isso ocorre de forma suave, sem desperdiçar combustível”, diz Jesus.

Já quando se aproxima de uma descida, o sistema evita acelerações desnecessárias, ou até pode colocar a caixa na posição Neutro Assistido (I-Roll), permitindo ao caminhão rolar livre, aproveitando para ganhar embalo com a topografia. Essa condição poupa energia e minimiza a necessidade de frear. O I-See sabe quando começa e termina o declive, e assim aciona e libera o freio motor no momento ideal. O sistema sempre vai aproveitar a inércia que a descida proporciona para eventualmente vencer uma subida logo à frente.


GALERIA DE IMAGENS