A Volvo nunca deixou de estar na vanguarda em caminhões articulados, um segmento que inventou a partir do desenvolvimento do primeiro modelo na Suécia nos anos 60. Esta liderança é fruto principalmente das inúmeras inovações, como ocorreu, por exemplo, com o lançamento do ATC (Controle Automático de Tração, do inglês Automatic Traction Control).

O sistema desenvolvido pela Volvo CE permitiu novos avanços na operação de transporte. O ATC automatiza as mudanças dos modos de tração (6×4 ou 6×6). Com isto, o operador não precisa se preocupar com a escolha do melhor modo de tração ao longo do percurso. Assim, ele pode focar na condução e o equipamento estará sempre na configuração mais adequada, oferecendo maior capacidade de tração ou economia de combustível.

 

Assim, a operação torna-se também mais fácil. A familiarização com a máquina é mais rápida e os operadores conseguem atingir níveis de produção em menor tempo.

Múltiplos sensores verificam continuamente as diferenças de velocidade de rotação dos cardãs no trem de força. O sistema eletrônico embarcado seleciona automaticamente a melhor combinação para as diferentes condições. Esta tecnologia também reduz o desgaste dos pneus traseiros e o esforço do trem de força, além de diminuir o consumo de combustível.


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