A Volvo está oferecendo uma nova versão do caminhão FH com a possibilidade de rodar com 100% de biodiesel (B100). A comercialização, no entanto, está condicionada a uma análise prévia da engenharia da fábrica. Além disso, conforme previsto em regulamentação, o transportador precisará de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), uma vez que o B100 não está disponível comercialmente para uso em veículos no País.

A alternativa atende a um pedido de frotistas que produzem seu próprio Biodiesel, principalmente a partir de soja. Para rodar com B100, esses transportadores precisarão ainda solicitar aprovação da ANP, que tem rígidos controles sobre a produção e estocagem desse combustível para uso veicular. “Ainda é um volume restrito de clientes. Mas estamos empenhados em garantir mais uma possibilidade de utilização de biocombustível, em linha com nossa visão de contribuir para a descarbonização dos transportes”, destaca Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. Veículos comerciais abastecidos exclusivamente com Biodiesel reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO2, dependendo do tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível.

Flexibilidade

Para rodar com 100% de Biodiesel a Volvo fez um projeto de motor exclusivo, baseado nos atuais propulsores Euro 6 da marca. Disponível apenas para o Volvo FH, esta nova solução é a única do mercado e o transportador terá a flexibilidade de optar por diferentes proporções de Biodiesel, indo do B14 (diesel S10 com 14% de Biodiesel, atualmente disponível nos postos do Brasil) até o B100 (Biodiesel puro). “Isso traz grande versatilidade no uso dos caminhões, uma vez que podem ser abastecidos também com o diesel S10 disponível no País. Assegura também facilidade no momento da revenda futura do veículo”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.

Além de consulta prévia e aprovação da engenharia da Volvo, o uso do B100 é restrito aos veículos fabricados para essa especificação. “Não é possível usar Biodiesel 100% em caminhões que não tenham sido produzidos para isso. As versões regulares dos veículos estão preparadas para uso com o diesel S10 padrão disponível no País”, enfatiza Valério.

Pesquisas globais

A oferta sob consulta de caminhões compatíveis com Biodiesel B100 é um desdobramento de anos de pesquisa e desenvolvimento da Volvo com combustíveis alternativos, com foco na redução de emissões. Globalmente a marca tem ampla gama de opções. Este portfólio inclui Biodiesel, Diesel Verde HVO (óleo vegetal tratado com Hidrogênio) e o Biogás GNL (Gás Natural Liquefeito). Grupo industrial internacional presente em mais de 100 países e com produtos mundiais, a Volvo é capaz de atender a uma grande variedade de necessidades de transportes em diferentes mercados. “Não investimos apenas em tecnologias futuras, mas também em soluções que possam descarbonizar o transporte no presente”, informa Roberto Gribosi, estrategista de produto caminhões da Volvo.

Metas ambiciosas

Sempre à frente no oferecimento de soluções ambientalmente corretas, a Volvo tem ambiciosas metas globais nesta área. O objetivo é reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos ofertados pela marca até 2030 e em 100% até 2040. As novas tecnologias em motores a combustão, movidos a combustíveis cada vez mais renováveis, são importantes recursos para cumprir essa estratégia. Outros dois grandes pilares são os veículos elétricos a bateria (BEV), já disponíveis em vários mercados, incluindo o Brasil (aqui em fase experimental), além dos elétricos impulsionados por célula de combustível (Fuel Cell), já rodando em testes em rodovias da Europa.

 

 

Curitiba, 16 de maio de 2024

 

Mais informações:

Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 3317-8736
marco.greiffo@volvo.com


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