A Volvo Penta, referência mundial em motores para aplicações marítimas de alto desempenho, participa de mais uma edição do São Paulo Boat Show, que acontece de 18 a 23 de setembro no SP Expo, na capital paulista. Entre as atrações da marca estão um novo motor de rabeta de 480 hp, atualizações no Electronic Vessel Control (EVC) e um simulador de realidade aumentada do sistema IPS Professional (Inboard Performance System), para barcos de até 180 pés.

“Este é o maior salão náutico indoor da América Latina, uma importante vitrine de negócios para todas as empresas que atuam no segmento. Mais uma vez, estamos expondo nossa mais avançada tecnologia, com lançamentos praticamente simultâneos à Europa”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta no Brasil.

D6 480 DPI

A principal novidade da marca nesta edição é a rabeta Aquamatic D6 480 DPI. Com 480 hp, o motor garante uma velocidade final até 10% superior à da versão anterior e representa o pacote DPI mais potente já desenvolvido pela marca. Projetado para atender diferentes tipos de embarcações, oferece instalação escalável em configurações simples, duplas, triplas ou quádruplas. “O conjunto segue o padrão consagrado da Volvo Penta: motor seis cilindros em linha, turboalimentado, acoplado a uma embreagem hidráulica para trocas de marcha suaves (DPI) e um sistema de dois hélices (Duoprop)”, afirma Leandro Barbosa, head de motores marítimos da Volvo Penta no Brasil.

Como nas demais versões Aquamatic, o D6 480 DPI se integra ao sistema EVC (Electronic Vessel Control), oferecendo recursos como Joystick Driving, Assisted Docking, Dynamic Position System, dentre outros.

Atualização do EVC

Outro destaque que a Volvo Penta traz ao São Paulo Boat Show é a atualização do EVC para os motores já em operação. O sistema permite controlar e monitorar todas as funções de manobra, incluindo acelerador, acionamento, direção e trim. Ao atualizar a embarcação para a geração EVC-E4, é possível ter acesso a recursos avançados, como joysticks de última geração, displays atualizados, Assisted Docking e Sistema de Posicionamento Dinâmico (DPS), facilitando a navegação em diferentes condições.

A atualização para a geração E4 pode ser feita via kit de retrofit, enquanto a versão 2.0 exige repotenciação. Os centros autorizados Volvo Penta podem orientar sobre as peças necessárias, acessórios e instalação, oferecendo garantia de dois anos para peças e mão de obra.

IPS

Patentado pela Volvo Penta, o revolucionário sistema IPS (Inboard Performance System) estabeleceu um novo padrão de navegação ao posicionar os hélices voltados para a frente do barco, proporcionando maior controle, velocidade e facilidade de uso. O sistema garante desempenho e eficiência de combustível, com operação silenciosa, alta durabilidade e design que preserva a vida útil da transmissão, oferecendo navegação suave e confiável. Em 20 anos, mais de 35 mil unidades IPS já foram instaladas nas mais variadas embarcações mundo afora.

No Boat Show, além do IPS tradicional, para embarcações de até 120 pés, os visitantes terão acesso a uma experiência inédita: um simulador em realidade aumentada do IPS Professional, versão desenvolvida para barcos de até 180 pés. A atração permite ter a percepção real do porte e potência dessa solução de última geração.

Boat Show

Realizado desde 1998, o São Paulo Boat Show é tido como o principal evento de negócios náuticos do Brasil, contando com mais de 80 expositores, entre estaleiros e demais fornecedores da indústria. Em 2025, a expectativa dos organizadores é superar os números da última edição, quando o salão exibiu 170 embarcações, comercializou mais de 700 barcos e recebeu 40 mil visitantes. Saiba mais no site oficial: https://saopauloboatshow.com.br

Para mais informações, acesse Volvo Penta pelo Instagram e website oficial.

Curitiba, 15 de setembro de 2025.

Mais informações:

Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 3317-8736
marco.greiffo@volvo.com

Giovanna Foggiatto 
Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina 
giovanna.foggiatto.2@volvo.com


GALERIA DE IMAGENS