Começam a rodar hoje, sábado 17, em São Paulo (SP), as últimas unidades de um total de 120 ônibus Volvo vendidos este ano para a Santa Brígida, operador privado de transporte de passageiros da capital paulista. Os novos veículos são do modelo Padron B250RLE, de 12,6 metros, e vão operar em linhas da região Noroeste da cidade. Os chassis Volvo se somam à frota de quatro mil ônibus novos, de diversas marcas, adquiridos pelos operadores de transporte da cidade nos últimos dois anos.
Os novos Volvo foram oficialmente entregues à cidade pela Santa Brígida em evento com a presença do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e demais autoridades municipais de transporte. “Estamos orgulhosos de poder participar deste momento histórico. Nossos ônibus contribuem para melhorar a mobilidade da maior aglomeração urbana da América Latina”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
Com a nova compra, a Santa Brígida tornou-se o maior operador urbano mundial do B250R, com uma frota de 230 ônibus. Encarroçados pela Caio, os veículos têm motor de alto torque e baixo consumo de combustível, sistema de freios eletrônicos e a disco e a tecnologia I-Coaching, que ajuda o motorista a economizar combustível. Com carroceria modelo Millenium Padron e ar condicionado¸ as novas unidades de São Paulo são todas na versão piso baixo.
Tecnologia de ponta
“O B250R é um veículo com tecnologia de ponta, proporcionando mais conforto e segurança para os passageiros e menos emissões de poluentes. É o modelo ideal para cidades como São Paulo e outras metrópoles que precisam de veículos deste porte, com grande disponibilidade e baixo custo operacional”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.
Com 4,2 mil funcionários e uma frota de 800 ônibus, 56% deles da marca Volvo, a Viação Santa Brígida é um importante operador do setor, integrando o grupo Nossa Senhora do Ó, especializado em transporte de passageiros, que também controla a Auto Viação Urubupungá, Viação Cidade de Caieiras e Urubupungá Transportes e Turismo. A empresa é um parceira da Volvo neste segmento. “Participamos do desenvolvimento desse modelo, testando um protótipo antes mesmo do lançamento mundial. Fizemos sugestões e a Volvo introduziu muitas melhorias nesse chassi, que está fazendo médias de combustível muito boas em nossa frota”, destaca Antonio Carlos Lourenço Marques, diretor de manutenção da Viação Santa Brígida.