Pioneira na introdução da tecnologia de joystick na navegação de lazer, a Volvo Penta apresenta agora o novo Joystick Inboard, criado para oferecer a melhor capacidade de manobra do mercado também em embarcações com configurações de centro “twin” (dois motores).

Um item de série no novo Joystick Inboard, o Joystick Docking (atracação) da Volvo Penta transformou a atracação e manobras em ambientes confinados em uma tarefa muito simples. Ao invés de fazer complicadas trocas de marchas, aceleração e direção, basta os pilotos moverem o joystick na direção desejada e o barco responde de acordo.

“A atracação pode ser uma parte estressante da navegação. O Joystick Inboard acaba com isso. É tão simples e intuitivo que crianças conseguem manobrar”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America.

Joystick Driving (Pilotagem) e Autopilot (Piloto Automático) são também itens de série e garantem a mesma precisão e capacidade de manobra ao navegar em mar aberto. É possível pilotar com uma mão só, a qualquer velocidade, com respostas perfeitas e esforço mínimo. “Nunca foi tão fácil pilotar um barco”, ressalta Baptista.

O Joystick Inboard é o mais completo sistema no mercado para configurações com motor de centro compostos de cinco componentes: propulsores, lemes, marcha, deslizamento e aceleradores. Ele calcula o equilíbrio entre ângulos de leme e pede a propulsão dos motores principais e do motor de proa, para atender as características de cada barco. Esta funcionalidade garante uma operação macia e precisa. O resultado é uma capacidade de manobra superior à de qualquer outro joystick de motor de centro.


GALERIA DE IMAGENS