O Dynafleet é o sistema de gerenciamento de frota da Volvo. Com uma série de funcionalidades, é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade dos caminhões e economizar combustível. Usando esse dispositivo, o motorista pode, por exemplo, trocar mensagens em tempo real com a sua base. O dispositivo permite ainda acompanhar online o desempenho dos caminhões e a performance dos condutores.
O Dynafleet é um dispositivo muito avançado que permite um acompanhamento online, em tempo real, de toda a telemetria do veículo, o posicionamento e o consumo de diesel e de Arla32. Com os relatórios do Dynafleet é possível comparar a média de consumo de diferentes veículos, onde quer que eles estejam, e verificar os dados operacionais do caminhão, tudo remotamente, por meio de um computador conectado na internet. Os relatórios ajudam no gerenciamento da frota e a tomar as melhores decisões, de forma mais ágil e rápida. O usuário pode ver as informações do veículo num computador de mesa, laptop ou até mesmo num tablet ou celular.
Com este avançado recurso, o transportador pode se comunicar mais facilmente com o motorista a qualquer momento, podendo direcionar o veículo a outros destinos e a diferentes tarefas, dependendo de sua conveniência e das necessidades da operação. “O sistema de gerenciamento de frotas da Volvo está em constante evolução para aumentar a produtividade do caminhão e a rentabilidade da operação de transporte”, afirma Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina.
A comunicação entre o motorista e o Dynafleet é feita por meio de um visor no painel, usando um teclado sem fio. As funções são executadas com o teclado, o painel e os botões estrategicamente posicionados no volante “Tudo foi feito para tornar mais fácil e rápido o contato entre o condutor e o escritório, quando essa comunicação for necessária no dia a dia da operação”, diz o diretor.
Driver Coaching
O Driver Coaching é outra funcionalidade importante do Dynafleet. Ele fornece instruções ao motorista, sempre com foco na economia de combustível. O Driver Coaching avalia a condução do veículo em tempo real e oferece dados diretos sobre o desempenho do motorista, oferecendo dicas sobre como melhorar a condução.
Com uma série de dados provenientes do Driver Coaching, o frotista pode baixar o consumo de diesel por meio da otimização das rotas ou com treinamento contínuo e de determinados motoristas. “O diesel muitas vezes corresponde a 50% da planilha de custos da operação de transporte. O Dynafleet é um grande aliado para ele economizar combustível”, observa Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo.
Rapidez nas decisões
“Essa flexibilidade de acesso aos dados dos veículos dá muita agilidade para o dono dos caminhões e/ou administrador da frota. Eles não precisam estar no seu escritório para tomar decisões. Podem fazer isso de qualquer lugar, inclusive de seu smartphone”, diz Serafim.
O transportador pode também utilizar o sistema para obter os dados de posicionamento geográfico, do histórico de posições e definir as chamadas “cercas logísticas” para controle de entradas e saídas dos veículos em áreas-alvo. “ O Dynafleet permite um controle de frota preciso, ajudando na redução de custos por meio do foco na condução do veículo e também proporciona um planejamento logístico mais eficiente”, finaliza Serafim.