O FH que está sendo lançado no Brasil chega com uma série de inovações que tornam os caminhões mais eficientes e rentáveis do mercado. “São tecnologias e soluções que dão maior produtividade à operação, maior rentabilidade ao transportador e mais conforto e segurança ao motorista”, diz Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.

São inúmeras as novidades que a engenharia da Volvo introduziu na nova linha F. A começar pelo temporizador de marcha lenta, uma inovação bastante esperada pelo setor, para diminuir tanto o consumo de combustível como o desgaste do motor. “O preço do diesel corresponde, na média, a até 50% da planilha de custos do transportador. Este sistema ajuda na operação de transporte”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.

Outra novidade é o alternador de alta eficiência que a nova linha ganhou. Este dispositivo diminui o consumo de energia no caminhão, poupando-a para situações onde possa ser mais útil e adequada. “Tudo na nova linha foi pensado para maximizar os benefícios e minimizar os gastos desnecessários”, destaca Alberto Neumann, gerente de estratégia de produto de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

A aerodinâmica do FH também recebeu mudanças significativas. O caminhão tem novos defletores de ar, tanto no teto como na lateral, novas saias laterais e spoilers. “Além de terem deixado o FH ainda mais bonito, a nova aerodinâmica proporciona menor resistência ao ar e menor consumo de combustível”, observa Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo. Os novos para-brisas são arredondados nos cantos e os espelhos retrovisores têm novo design, diminuindo  em 20% a obstrução da visão do motorista.

Agora, o ar condicionado é um item de série no FH, trazendo ainda mais conforto para a operação. Outra mudança que representou mais comodidade e segurança para o motorista é a possibilidade de troca de local de botões no painel de instrumentos. Esta facilidade permite que o usuário coloque botões em posições mais próximas. “Este intercambiamento de botões é muito útil para se adequar às mudanças feitas com a colocação de implementos, por exemplo”, observa Gasperin.

Ergonômico

O novo FH ganhou novos e ergonômicos bancos. Com a mudança, beneficiam-se todos os motoristas, inclusive os de porte mais alto. Agora, o condutor pode retroceder o banco em 40 milímetros a mais para conseguir ainda mais espaço e dirigir o caminhão mais confortavelmente e com mais segurança. “Um ambiente de trabalho amplo e confortável, com uma ergonomia mais avançada e atualizada permite que o motorista produza mais e dirija com maior eficiência e ainda chegue mais descansado ao fim da viagem”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

“A engenharia da Volvo também promoveu mudanças na coluna de direção, para melhorar ainda mais a posição de conduzir o veículo. O novo FH sai de fábrica com um número maior de ajustes da coluna de direção”, diz Marco Silva, gerente do projeto da nova linha Volvo. Com a alteração, é possível agora ajustar a direção em mais 15° graus, colocando-a numa simetria mais vertical ou pondo numa posição mais adequada ao condutor. “Temos um sistema de direção com o maior número de ajustes do mercado”, afirma Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Outra inovação foi a substituição dos tradicionais para-sóis por modernas persianas claras, que podem funcionar manualmente ou, opcionalmente, com controle elétrico. A Volvo também fez uma mudança no freio de estacionamento, cujo acionamento agora é feito eletricamente por meio de um botão estrategicamente posicionado no painel de instrumentos. Até a geração anterior, o freio era acionado com uma pequena alavanca. Na nova linha, o freio de estacionamento também é acionado automaticamente quando se desliga o caminhão.

 


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