Volvo Bus Latin América possui uma linha completa de chassis rodoviários em seu portfólio. Com oito possiblidades de combinações de tração e potência, os modelos atendem desde operações de fretamento e até viagens de turismo e internacionais.
Reconhecidos pela alta disponibilidade e baixo custo operacional, destacam-se pela avançada tecnologia, alta performance e eficiência no transporte rodoviário de passageiros.
“Temos uma linha produtos que nos permite atender a diferentes necessidades de operação, com soluções que oferecem eficiência de transporte, segurança, conforto e a melhor rentabilidade para cada tipo de aplicação”, afirma Gilberto Vardanega, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.
Os chassis da marca são produzidos dentro de uma plataforma global, equipada com motor de 11 litros. São versáteis e permitem configurações com potências que vão de 310cv a 450cv. A versão 4X2 é ofertada com potências de 310cv, 340cv e 380cv; a versão 6X2 com 380cv, 420cv e 450cv de potência; e a versão 8X2 com 420cv e 450cv.
O modelo 4×2 é até 400 kg mais leve que os similares disponíveis no mercado; e o 8×2 chega a pesar até 800 kg a menos que seus concorrentes. “Aliadas à eficiência do motor, estas características permitem maior capacidade de passageiros, distribuição de carga e menor consumo de combustível. Consequentemente, um menor custo por quilômetro rodado”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.
Outra característica que garante um menor custo de transporte à linha de rodoviários da marca, é o fato dos chassis serem fabricados dentro de uma plataforma global única, oferecendo ganhos em escala. O maior número de peças em comum facilita a manutenção, e os projetos de carroceria e o desenvolvimento do produto.
Todos os veículos são equipados, de série, com a caixa de câmbio eletrônica da Volvo, a I-Shift; suspensão eletrônica; sistema de freios inteligentes EBS; e o sistema de freio motor Volvo (VEB), com 390cv de potência. O freio motor garante velocidades médias maiores em descidas de serra e menor utilização dos freios de serviços, além de evitar variações bruscas de velocidade durante a viagem e o desgaste dos pneus. “São itens que asseguram conforto e segurança aos passageiros, fundamentais para a qualidade o transporte rodoviário de passageiros”, argumenta Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.
Os chassis, podem ser equipados ainda com outros itens de segurança e conforto: o Alcolock (bafômetro) e o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade). O ESP é item de séria nos modelos 6×2 e 8×2. O item é um moderno sistema de segurança ativa que evita o risco de derrapagem e capotagem em curvas. O equipamento ativa os freios de forma automática e independente por roda, além de cortar a aceleração do veículo.