Uma das vantagens do plano de manutenção da Volvo é livrar o transportador de algumas tarefas não diretamente ligadas ao seu trabalho diário. Transformando custos variáveis em custos fixos e eliminando a preocupação com oficinas, peças, reparos nos veículos e treinamento de mecânicos, o transportador pode se preocupar com o que é mais relevante na operação.

“O combustível responde por cerca da metade da planilha de custos de um caminhão. A manutenção, por cerca de 8%. É natural que o foco seja então justamente reduzir o gasto com diesel”, declara Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo no Brasil.

“Os planos de manutenção são decisivos para ajudar os donos de caminhões e ônibus”, complementa Serafim. Estabelecendo manutenções preventivas e corretivas, os veículos rodam em melhores condições, dando mais tempo para os transportadores se concentrarem na redução do consumo do diesel e na gestão da operação de transporte como um todo.  “Ele pode se concentrar no aumento da sua produtividade”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

“Como o combustível é o custo que mais se sobressai, um trabalho que reduza seu consumo pode garantir uma economia significativa no custo operacional”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. Ele enumera uma série de fatores importantes que podem melhorar ou piorar o desempenho de um veículo e aumentar o consumo de diesel: “Desde o estilo de condução do motorista e a calibragem dos pneus, passando pela utilização ou não de defletores de ar e o tipo de pneus usado, até o fato de os eixos do veículo estarem desalinhados e ter excesso de carga”.

Menoncin cita, como exemplo, um caminhão que roda cerca de 15 mil quilômetros por mês, com uma composição de 74 toneladas e um consumo de 2,0 quilômetro por litro (km/l). Se um programa de treinamento focado no motorista alcançar neste caso uma redução de apenas 3% no consumo, significa dizer que o rendimento do caminhão vai passar de 2,0 para 2,06 km/l. “Parece muito pouco, porém com um diesel custando R$ 2,90, significa passar o custo mensal com diesel de R$ 21.750,00 para R$ 21.100,00. Isto representa uma economia de R$ 650,00 por mês, em cada caminhão da frota. Ao fim do ano, cada caminhão trará uma economia de R$ 7.800,00 para a empresa”, destaca Menoncin.

O transportador pode ter um benefício muito grande, e até representar o valor de um caminhão com a economia obtida, dependendo do tamanho de sua frota. Para se ter uma idéia de alguns fatores que de alguma forma influenciam o consumo, o comportamento do motorista pode representar ganhos de até 15% do resultado, um defletor de ar até 10% e o motor na marcha lenta, até 2%. “A manutenção é de até 8% do total somente. Por isso, é importante que o transportador tenha tempo para treinar e motivar os motoristas e atue em todas as ações que possam resultar na redução do consumo”, finaliza Serafim.


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