Pelo segundo ano consecutivo, a Volvo Financial Services Brasil financiou aproximadamente 50% das vendas de produtos do Grupo Volvo no mercado brasileiro. O ano de 2016 foi um ano de recorde na área de consórcio, com a comercialização de R$ 1,15 bilhão de novos créditos, um crescimento de 5% em relação ao volume realizado no ano anterior.

Na área de seguros, o volume de prêmio com novos clientes registrou um aumento de 15%. “Foi um ano bastante positivo em todas as áreas de negócios. Atingimos totalmente nosso maior propósito, que é apoiar os clientes na aquisição dos produtos do Grupo” afirma Ruy Meirelles, presidente da VFS Brasil, que incorpora o Banco, o Consórcio Volvo e a Corretora de Seguros da marca.

Tradicionalmente o Banco Volvo é o principal responsável pelo financiamento dos produtos do Grupo Volvo no Brasil. Nos últimos dois anos, contudo, participação do banco nas vendas da marca chegou a 50%. “Nós continuamos em 2016 a criar e oferecer produtos para atender as necessidades dos transportadores. Mesmo com o cenário econômico adverso, apoiamos os clientes na renovação ou ampliação de suas frotas, consolidando nosso propósito de estar sempre ao lado deles e agregando valor”, afirma Ruy Meirelles. Os novos negócios de financiamento somaram, no ano passado, um total de R$ 1 bilhão para aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção.

No segmento de caminhões, a VFS financiou seis de cada 10 veículos, um recorde, pois o número historicamente era de quatro unidades. A importância do banco da marca ganha ainda mais significado para o segmento de ônibus: a cada 10 chassis vendidos e financiados, o banco da montadora foi responsável pelo financiamento de oito unidades. “Nosso compromisso é apoiar o mercado em todos os momentos do ciclo de negócios dos clientes”, reforça Valter Viapiana, diretor comercial da VFS Brasil.

 

Superando limites

Especialista em transportes comerciais e conhecendo profundamente os negócios dos transportadores, o Banco Volvo inovou bastante em 2016, criando novas alternativas para os clientes, como o financiamento de peças e serviços na rede de concessionários. “É uma solução que está no início, voltada para o segmento de caminhões e de máquinas, facilitando as revisões e reformas dos veículos e equipamentos, com prazos que podem chegar até 12 meses”, explica Viapiana. O crédito é voltado para os clientes da carteira do banco e disponibilizado para utilização na rede de concessionárias e distribuidores da marca.

Outra novidade criada no ano passado é o Seguro de Carga. O novo seguro garante indenização do valor da carga em caso de acidente ou roubo, possui várias opções de cobertura adicionais, atendimento especializado e tem mais facilidade nos processos. “É um novo segmento de atuação que estamos iniciando para atender grupos de clientes da nossa carteira”, explica Viapiana.

Pioneira no mercado brasileiro de transportes, a Volvo Corretora conquistou novos clientes. Aumentou em cerca de 15% os volumes com clientes que ainda não faziam parte da sua carteira, compensando em parte a redução do seguro para veículos novos, ocorrida em razão da queda nas vendas de caminhões no mercado. As renovações atingiram um patamar de 70%, contribuindo significativamente para o volume de R$ 84 milhões em prêmios em 2016.

O consórcio bateu recorde no ano passado, com volume de créditos vendidos de R$ 1,15 bilhão, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Com grupos de 100 meses e 300, 400 e até 500 participantes, o Consórcio Volvo contempla todos os produtos da marca no Brasil. “Oferecemos crédito para caminhões, ônibus e equipamentos de construção e temos alguns diferenciais como parcela reduzida até a contemplação, prazos longos, contemplações por lance e sorteio e taxa de administração competitiva”, informa Valter Viapiana.

O Consórcio tem sido, ao longo dos anos, uma importante ferramenta para os clientes na aquisição dos produtos Volvo. Atualmente, 60% das cotas contempladas no consórcio são utilizadas para aquisição de caminhões, ônibus, equipamentos e implementos pelos clientes.

A VFS tem como missão atender as necessidades dos clientes, oferecendo soluções integradas em todos os segmentos de atuação do Grupo Volvo. “Trabalhamos continuamente para ser a melhor escolha para os clientes, ao mesmo tempo somos uma das melhores empresas da indústria para se trabalhar e criamos valor para os acionistas”, finaliza Ruy Meirelles.

A Volvo Financial Services é o braço global de serviços financeiros do Grupo Volvo. O Grupo Volvo é um dos principais fabricantes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, e sistemas de propulsão para aplicações marinhas e industriais do mundo. O Grupo Volvo também fornece soluções completas em financiamento e serviços relacionados. A Volvo Financial Services foi estabelecida em 2001 com sede em Greensboro, Carolina do Norte. A empresa gerencia uma carteira de crédito de 122 bilhões de SEK, empregando perto de 1.400 pessoas em todo o mundo, e operando em 42 países.


GALERIA DE IMAGENS