A Volvo Penta está lançado neste São Paulo Boat Show 2019 uma nova versão da rabeta Forward Drive, sua exclusiva solução marítima para embarcações de lazer voltadas à prática de esportes náuticos. A nova geração chega com um novo software, o Water Sport Control, que melhora ainda mais a experiência de esportes aquáticos. “É mais uma solução avançada da Volvo Penta, que proporciona alta tecnologia, grande performance e muita segurança”, afirma Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America.
O inovador sistema de propulsão para embarcações de lazer movidas a gasolina ficou ainda melhor com o WSC. Totalmente integrado com o sistema de controle da embarcação (EVC) e ao Volvo Glass Cockpit, o novo software consolida todos os dados e gráficos do motor e agrega a funcionalidade de esportes náuticos, garantindo rápido acesso às informações. Os dispositivos para a prática de wakesurf são intuitivos e incluem controle de velocidade baseado em GPS, guias de trim (ajuste do ângulo da rabeta) e lastro.
“O Forward Drive tem o hélice direcionado para a proa da embarcação e pode ser aplicado para navegação de barcos de 23 a 32 pés, garantindo mais segurança na prática de esportes náuticos, como, por exemplo, o wakesurf e o wakeboard”, explica Elpídio Narde, diretor comercial da Volvo Penta South America. Equipado com um flap especial, o Forward Drive gera as chamadas ondas infinitas, facilitando as atividades esportivas. O sistema de hélices DuoProp voltado para frente deixa um rastro de esteira simétrico para o wakeboard e faz ondas perfeitas para a prática do wakesurf.
Mais segurança
Com seus hélices voltados para a proa, o Forward Drive torna a navegação mais segura tanto para esportes aquáticos como para atividades em que o barco navega em baixa velocidade e os tripulantes estão próximos à popa da embarcação, como a pesca, por exemplo. “Este sistema possibilita navegar sem criar turbulência. O rendimento é melhor, garantindo uma maior aceleração, ao mesmo tempo em que se reduzem o consumo de combustível, o nível de ruído e a vibração, eliminando ainda a fumaça do convés, já que os gases são expelidos embaixo da água”, explica Narde.
O Forward Drive também torna a aceleração mais suave, facilitando manobras e permitindo curvas mais fechadas mesmo em alta velocidade. Outra vantagem é que melhora a reação do barco em manobras de baixa velocidade e atracagem.
Motores V8
O Forward Drive se encaixa perfeitamente em toda a linha de motores marítimos de lazer a
gasolina da Volvo Penta. Os motores V8-380 e V8-430 de 6,2 litros são modelos baseados nos bem-sucedidos blocos Gen-V, que incorporam características técnicas que nenhum outro motor a gasolina em sua faixa de potência consegue igualar.
A maior capacidade de combustível dos modelos permite ao V8-380 uma aceleração 24% mais rápida. Ele é também 11% mais eficiente em combustível do que seu antecessor. Já o V8-430, o modelo mais potente da linha de motores marítimos a gasolina da Volvo Penta, oferece aceleração 14% mais rápida e 10% mais eficiência do que o modelo anterior.
RELEASES RELACIONADOS
Volvo Penta convida o mar para homenagear marinheiros pelo seu dia
13 de dezembro de 2024
Volvo inicia demonstração de seu ônibus 100% elétrico em São Paulo
23 de outubro de 2023