Volvo Penta, Volvo Penta

Volvo Penta revela um sistema de rabeta Aquamatic (DPI) totalmente novo

17/09/2019

A Volvo Penta apresenta no São Paulo Boat Show 2019 um novo sistema de rabeta Aquamatic (DPI). A solução marítima da marca chega com uma série de aprimoramentos. “Além de aumentar a potência e confiabilidade, reduzindo os custos de propriedade e melhorando o desempenho, a Volvo Penta acrescentou características para facilitar a navegação e aumentar o conforto”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America.

A nova embreagem hidráulica do sistema permite trocas silenciosas e macias. Ela também permite navegar a baixas velocidades de forma mais controlada, resultando em maior capacidade de manobras e mais conforto. “A embreagem hidráulica e a direção elétrica proporcionam uma aprimorada funcionalidade de atracação por joystick”, diz Elpídio Narde, diretor comercial da Volvo Penta South America.

Ele explica também que com as inovações foi introduzido o sistema de posicionamento por GPS Dynamic Positioning System (DPS), que mantém automaticamente o rumo e a posição da embarcação, mesmo em condições de fortes ventos e correnteza.

Manutenção mais fácil

Os aperfeiçoamentos resultaram ainda em intervalos mais longos entre atividades de manutenção e menos itens a serem trabalhados.

A confiabilidade foi também parte importante das atualizações, com o redesenho e aumento da durabilidade de componentes visando alcançar uma confiabilidade ainda maior. Foram introduzidos novos sensores para melhorar diagnósticos e monitoramento do funcionamento dos sistemas, ajudando a aumentar ainda mais a confiabilidade e segurança.

     Revolução na indústria

A introdução do sistema Aquamatic em 1959 foi uma revolução na indústria naval. A Volvo Penta combinou os benefícios de motores de centro e de popa, proporcionando um excelente desempenho. Em 1982, a empresa inovou novamente: o motor de rabeta Aquamatic foi aprimorado com o Duoprop, hélices duplos girando em direção contrária que, juntos, garantem extraordinários desempenho e tração, transferindo a potência para a água como nunca havia sido feito.

Mais informações

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Assessor de Imprensa
Outlook - Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296 - E-mail: newton.chagas@outlook.com