Volvo Penta

Volvo Penta traça meta para soluções 100% eletrificadas até 2021

15/06/2018

Para continuar na liderança em motores movidos com energia sustentável, a Volvo Penta está investindo esforços em sistemas de propulsão híbridos e 100% elétricos. Até 2021, a meta é oferecer soluções eletrificadas, tanto para o segmento de motores marítimos quanto para o de motores industriais.

Apoiada no sucesso das tecnologias híbridas e 100% elétricas do Grupo Volvo, as soluções eletrificadas Volvo Penta demonstrarão o compromisso de longo prazo da marca em oferecer as mais modernas e apropriadas fontes de energia para diversas aplicações.

“Estamos no rumo da transformação elétrica e continuaremos na vanguarda ao apresentar ideias plenamente viáveis com esta nova tecnologia,” diz Björn Ingemanson, presidente mundial da Volvo Penta. “Vamos oferecer uma solução completa na transição para a nova tecnologia. Isto será feito aplicação por aplicação, de acordo com os diferentes segmentos de nossos clientes”, assegura.

“Mas este é só o início de uma transição em longo prazo. Por muitos anos, diesel e gasolina ainda serão a fonte de energia mais apropriada para os sistemas de propulsão principal”, completa Ingemanson.

É hora de iniciar a transição

“A jornada de eletrificação da Volvo Penta já está em progresso há vários anos,” diz Johan Inden, diretor de tecnologia da marca. “Passamos este período construindo competências, ganhando experiência e estabelecendo tecnologias para criar um mapa do caminho para soluções de energia sustentáveis. Os projetos de engenharia avançada que estamos realizando, assim como os dados de desempenho já coletados nos dão confiança de que estamos no caminho certo para a eletrificação”, declara.

Como parte deste crescente compromisso a Volvo Penta reestruturou sua organização para acelerar a mudança rumo à eletrificação. A companhia se comprometeu com uma ambiciosa aceleração de seu programa de investimentos para esta finalidade. Na matriz da Suécia foi criado um laboratório de desenvolvimento e testes.

Por fazer parte do grupo Tier 1, junto com alguns dos principais fabricantes de equipamentos nos segmentos marítimo e industrial, a Volvo Penta tem uma posição privilegiada para desenvolver as plataformas elétricas consagradas do Grupo Volvo. É possível associar conhecimento técnico com um profundo entendimento de aplicações para auxiliar outras empresas a desenvolverem produtos avançados, robustos e bem-sucedidos, aplicando a plataforma energética mais apropriada para cada uso.

As potências e aplicações dos primeiros sistemas eletrificados ainda não podem ser divulgadas. Mas serão oferecidas tanto soluções híbridas quanto 100% elétricas. Testes de campo com os primeiros protótipos já estão acontecendo e a validação de sistemas também já está em progresso.

Conhecimento profundo de aplicações

A Volvo Penta tem condições de entregar a fonte mais apropriada de energia, com base nas necessidades e aplicações específicas de cada cliente.

“Temos profundo entendimento dos sistemas de potência em uma grande variedade de aplicações. Poderemos auxiliar nossos clientes na transformação para soluções em energia sustentável agora e no futuro”, assegura Inden. “Estas soluções não serão apenas mais sustentáveis, mas também de alto desempenho para uma relação ‘ganha-ganha’, sem comprometer nenhum aspecto, nem para os clientes nem para o meio ambiente”, conclui.

Mais informações

Ann Parmar
PR & Communication Industrial
Volvo Penta
Tel: int +46 (0) 31 32 207 69
Email: ann.parmar@volvo.com

Jennifer Humphrey
PR & Communication Marine
Volvo Penta
Tel: int +46 (0) 31 323 3055
Email: jennifer.humphrey@volvo.com

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296
E-mail: newton.chagas@outlook.com