A Volvo Penta leva para o Rio Boat Show o potente V8-430, motor de centro-rabeta movido a gasolina para embarcações de lazer. O modelo alia alto desempenho a um baixo consumo de combustível e de emissões, atendendo aos clientes mais exigentes.
“O modelo alia menor peso a uma maior potência, o que garante alto desempenho e alta eficiência energética, reduzindo em até 20% o consumo de combustível”, afirma Marcelo Puscar, diretor comercial de motores marítimos da Volvo Penta South America.
O V8-430 é um motor de alto desempenho, cujo projeto foi baseado no premiado V8-380 também movido à gasolina. O modelo é resultado de um intenso trabalho de desenvolvimento que permitiu o aumento da potência. “Oferecemos ao mercado brasileiro o que há de mais avançado no segmento náutico internacional”, destaca Puscar. O modelo foi lançado na Europa no início de 2013 e representa um verdadeiro salto tecnológico no mercado de motores de centro para uso marítimo.
O motor, com 430 cv de potência, combina o mais alto desempenho com a melhor relação peso potência da indústria. Equipado de série com conversores catalíticos, atende às mais exigentes normas mundiais de emissão de poluentes com folga.
O V8-430 é produzido com tecnologia de temporização de válvula variável (Variable Valve Timing – VVT), que otimiza o torque a baixas rotações ao mesmo tempo que maximiza o desempenho em altas rotações. “O resultado é uma aceleração mais rápida, aumento na velocidade final e resposta melhor e mais macia na faixa intermediária”, explica Luis Mello, gerente regional de motores marítimos de lazer da Volvo Penta South America.
O modelo é equipado com sistema de exaustão (muflas) em alumínio, o que reduz seu peso, e o fluxo e a vazão otimizados para alcançar o mais alto desempenho possível. Além disso, tanto o motor quanto o sistema de exaustão são arrefecidos por água doce de série.
Como todos os outros modelos a gasolina da marca, o V8-430 é integrado à plataforma Volvo Penta de controle eletrônico de embarcação (Electronic Vessel Control – EVC). As funcionalidades EVC disponíveis incluem: Computador de bordo (Trip Computer), Piloto Automático (Cruise Control) e Assistente Automático de Power Trim (Power Trim Assistant, ou PTA).
Dados do Motor
V8-430
Potência no eixo: 430 cv a 5800 RPMs
Configuração: V8, sistema de injeção multiponto, refrigerado a água doce
Cilindrada: 6,0 litros
Emissões: U.S. EPA, CARB, EU RCD
RELEASES RELACIONADOS
Volvo Penta convida o mar para homenagear marinheiros pelo seu dia
13 de dezembro de 2024
Volvo inicia demonstração de seu ônibus 100% elétrico em São Paulo
23 de outubro de 2023