A Volvo Construction Equipment está trabalhando em um projeto de pesquisa com máquinas elétricas com o objetivo de transformar totalmente o setor de pedreiras e agregados e reduzir em até 95% as emissões de carbono nestes canteiros. A meta é também diminuir o Custo Total de Propriedade (CTP) da máquina em até 25%.

 

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) apresentou recentemente na Suécia a sua solução de canteiro de obras com máquinas elétricas. Reconhecida mundialmente por produtos de alta tecnologia, a empresa mostrou seu novo conceito em carregadeira de carga, a HX1 autônoma, com bateria elétrica. O protótipo é um dos elementos de um projeto que visa eletrificar uma fase do transporte em uma pedreira – desde a escavação até a britagem primária e o transporte para britagem secundária.

 

A solução da Volvo CE envolve o desenvolvimento de novas máquinas e métodos de trabalho e sistemas de gestão de canteiro de obras. Como uma frota de HX1s, entre outros protótipos que compõem o sistema de canteiro de obras eletrificado, estão uma carregadeira de rodas híbrida e uma escavadeira conectada à rede. A nova tecnologia inclui sistemas de controle de equipamentos e de frota e soluções logísticas para máquinas elétricas em pedreiras.

 

“É um passo a mais para transformar o setor de pedreira e agregados”, diz Johan Sjöberg, especialista técnico em automação de canteiros de obras da Volvo CE. “Ao usar a eletricidade em vez de diesel para movimentar equipamentos de construção em uma pedreira conseguimos reduções significativas no consumo de combustível, nas emissões de CO2, no impacto ambiental e também no custo por tonelada. A eletrificação irá produzir máquinas mais limpas, mais silenciosas e mais eficientes. É o futuro da nossa indústria”, afirma.

 

Inovação

 

A Volvo CE fez uma parceria com seu cliente Skanska Sweden, com a Agência Sueca de Energia e com duas universidades suecas (Universidade de Linköping e Universidade de Mälardalen) para colaborar em um projeto de 203 milhões de coroas suecas. A Volvo CE está coordenando o projeto e é responsável pelo desenvolvimento de máquinas e sistemas. A Skanska Sweden está fornecendo soluções logísticas, relevância em aplicação e conhecimento do local de trabalho. A Agência Sueca de Energia ajuda a financiar o projeto e as universidades fazem pesquisas. Três estudantes de doutorado analisam a gestão de energia em veículos elétricos, controles de software seguros e robustos e controle de ciclo de trabalho de energia otimizada.

 

O projeto começou em 2015 e deverá ser concluído no final de 2018. A Volvo CE está desenvolvendo e testando tecnologias, conceitos e protótipos. A Skanska Sweden irá incorporar as máquinas de demonstração nas suas operações e testará o conceito de canteiro de obras elétrico em uma pedreira. Depois disso, a Volvo CE examinará os resultados para ver se o conceito é viável para o setor. Atualmente, este trabalho é apenas um projeto de pesquisa e não há planos para a industrialização nesta fase.

 

Trabalhando juntos

 

A iniciativa é cofinanciada. A Volvo CE investiu 129 milhões de coroas suecas, a Agência Sueca de Energia forneceu 65 milhões de coroas suecas (sendo 59 milhões para a Volvo CE, 5 milhões para Universidade de Linköping e 1 milhão para a Universidade de Mälardalen) e a Skanska Sweden contribuiu com 9 milhões de coroas suecas.

 

“Este tipo de cooperação entre a Volvo CE, seus clientes, governos e universidades nos permite investir em novas tecnologias e explorar soluções relevantes para os clientes e enfrentar desafios futuros”, diz Erik Uhlin, líder do projeto de engenharia avançada da Volvo CE. “Anualmente a Volvo investe uma quantia substancial de dinheiro em tecnologias emergentes na engenharia avançada e no desenvolvimento de produtos. Mas sem o vital financiamento público e apoio de parceiros, não seria possível levar adiante projetos de pesquisa deste porte”, conclui.


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