A Volvo está apresentando na Fenatran uma nova e ampliada oferta de pacotes de segurança para a linha F de caminhões. Agora, os transportadores poderão customizar as necessidades de segurança nos veículos da frota. A Volvo oferece cinco pacotes, cada um deles com uma configuração diferente de dispositivos de segurança. “Estamos recriando nossa solução nesta área. Operações diferentes demandam equipamentos de segurança também distintos”, resume Alcides Cavalcanti, responsável pela venda de caminhões Volvo no Brasil.

Líder mundial em segurança veicular, a Volvo oferece os caminhões mais seguros do mundo. “Sempre estivemos na vanguarda quando se trata de segurança. Esta nova configuração de dispositivos de segurança é mais um passo para nos mantermos à frente e garantirmos a possibilidade de o cliente customizar seu caminhão”, diz Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões.

O pacote número 1 abrange air bag e pré-tensionador do cinto de segurança do motorista e luz de freio de emergência. “As luzes de freio de emergência traseiras piscam intermitentemente quando o motorista é obrigado a fazer uma frenagem brusca. Elas são importantes para alertar os motoristas dos outros veículos que estão atrás do caminhão”, explica Glenio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.

Chamado de “Estabilidade”, o pacote 2 inclui o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), um sistema que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas e o freio anticanivete, uma exclusividade da Volvo. É um avançado dispositivo que promove micro frenagens na carreta, quando, por exemplo o veículo trafega por estradas de baixa aderência ou em descidas de serra. Ele deixa a composição esticada, diminuindo a possibilidade de ocorrência do efeito “L” entre o cavalo mecânico e o implemento. “É um sistema muito avançado, que pode evitar muitos acidentes e salvar vidas”, lembra Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Segurança ativa

O pacote “Visibilidade ativa” é o número 3. Contempla itens de segurança ativa, quando os equipamentos diminuem a possibilidade de ocorrer um acidente. Inclui o detector de atenção (que emite um sinal sonoro e uma mensagem quando o sistema entende que o motorista está cansado), monitoramento da faixa de rodagem (emite um sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar), frenagem de emergência (por meio de um radar, monitora os veículos à frente, adaptando a velocidade do caminhão, freando em caso de necessidade, caso o motorista não tome nenhuma ação e reduzindo os riscos de colisões traseiras) e a luz de freio de emergência.

Visão total

Classificado de “Visão total”, o pacote 4 foi concebido para aumentar muito o grau de visibilidade do motorista. Inclui o sensor de ponto cego (um radar no lado direito do caminhão auxilia o condutor com alerta sobre veículos que possam não estar visíveis); luz de freio de emergência; farol bi xênon (na luz baixa e na luz alta); luz de conversão (um farol extra ilumina o lado para o qual o veículo vai manobrar); câmera de ré (melhora a visão em pontos específicos); espelho frontal (aumenta o campo de visão na frente do caminhão); espelho de meio-fio (na porta do lado direito, para enxergar melhor esta parte do veículo); sensor crepuscular (acende automaticamente os faróis quando a luminosidade cai); e sensor de chuva (liga automaticamente o limpador de para-brisas em caso de chuva).

O pacote 5 é o “Direção dinâmica”, que oferece o VDS (Volvo Dynamic Steering). “É uma inovadora tecnologia desenvolvida pela Volvo para melhorar sensivelmente a precisão e a estabilidade da direção dos caminhões”, explica Menoncin. O VDS funciona por meio de um motor controlado eletricamente ajustado cerca de duas mil vezes por segundo, que cria uma direção de altíssima precisão. Ao dirigir em ré, por exemplo, o sistema proporciona excelente controle com o mínimo esforço. A baixas velocidades o VDS deixa a direção virtualmente sem esforço e melhora a manobrabilidade.

O dispositivo é muito prático para motoristas, especialmente em situações em que há necessidade de muito trabalho de direção como, por exemplo, manobras em ré em áreas apertadas ou em terreno acidentado. Ao dar a ré com um reboque, pequenas mudanças na direção podem fazer uma grande diferença na direção do veículo. O VDS ajuda o motorista a manter uma linha reta com um nível muito superior de controle.


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