Já reconhecido globalmente como tendo o melhor ambiente de trabalho para o motorista, o novo FH tem uma cabine totalmente nova, externa e internamente.

“Reinventamos o Globetrotter. O que já era muito bom, ficou ainda melhor”, orgulha-se Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Para se ter uma ideia da dimensão das mudanças implementadas pela engenharia da Volvo, a nova cabine é um metro cúbico maior internamente, o que garante muito mais conforto e segurança, tanto durante a jornada de trabalho como nas horas de descanso do motorista.  Esse aumento significou, entre outros benefícios, 300 litros a mais de espaço para armazenamento e guarda de objetos. “É um espaço extra precioso para quem tem o caminhão como ambiente de trabalho e passa dias fora de casa”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

Com um novo colchão , a nova cama é mais larga, passando de 760 milímetros para 800 milímetros de largura. Toda a área envidraçada foi modificada e as colunas laterais ficaram mais estreitas. Os retrovisores têm um novo e arrojado design, o que diminuiu em cerca de 20% a obstrução da visão do motorista. O banco do motorista foi reprojetado, tornando-se mais confortável, para pessoas mais altas ou baixas, pois agora conta com 40 milímetros adicionais no ajuste de distância.

Desenvolvida para o motorista

Toda a cabine foi pensada e projetada a partir do motorista. O painel foi modificado e melhorado, com um novo layout, tornando o HMI (Human Machine Interface, ou Interface Homem-Máquina) muito interativo e fácil. Os controles e botões estão ainda mais ao alcance das mãos e dos dedos. Os botões do piloto automático, do computador de bordo e do rádio estão, todos, integrados ao volante. O freio da carreta agora está localizado na coluna de direção, e não mais no painel.

A coluna de direção também ganhou mais um ajuste, podendo colocar o volante numa posição mais verticalizada. É o caminhão que tem o volante com o maior número de ajustes do mercado. “O novo FH foi desenvolvido com o motorista em mente”, declara Alberto Neumann, gerente de estratégia de produto de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

E a segurança, um dos valores fundamentais da Volvo, foi ainda melhorada. A cabine do FH é a mais segura, resistindo ainda mais aos impactos do que a versão anterior. O novo teto solar de série tem também uma importante função de segurança, pois pode ser utilizado como saída de emergência em caso de acidente e tombamento. A engenharia da Volvo desenvolveu uma nova geometria da suspensão dianteira, melhorando ainda mais a dirigibilidade do veículo.  “Não tenho dúvida que a cabine do FH é a melhor, mais segura e mais agradável do mundo, entre todos os caminhões”, diz Alexander Boni, gerente de caminhão da linha F. “A nova cabine e todos os benefícios que ela trouxe consigo contribui para reter e atrair os melhores motoristas do mercado”, destaca Neumann.


GALERIA DE IMAGENS