A Volvo Financial Services está fazendo 25 anos no Brasil. Atualmente financiando 40% das vendas do Grupo Volvo no país, a empresa nasceu como um banco no início dos anos 90. Na época, a Volvo e a Rede de Concessionárias formaram uma parceria para oferecer financiamento para aquisições de produtos da marca. “A criação do banco foi resultado da expansão das vendas de caminhões e ônibus no mercado brasileiro e também dos investimentos em ampliação da produção de veículos Volvo no País”, lembra Ruy Meirelles, presidente da VFS Brasil.

“A criação do banco foi o embrião da VFS no mercado, que mais tarde passou a oferecer um leque inteiro de soluções financeiras”, complementa o executivo. Ele diz que, posteriormente, a Volvo decidiu ampliar e fortalecer os investimentos nesta área, incluindo a expansão do consórcio e, mais tarde, a criação de uma corretora de seguros. Com as três áreas de atuação – Banco, Consórcio e Seguros – o Grupo Volvo consolidou no país a sua vocação para oferta de soluções integradas aos clientes, de forma pioneira e agregando valor aos setores de transportes e construção.

“Ampliava-se, assim, a gama de produtos para as principais necessidades dos clientes, trazendo também ao mercado inovações como os planos de consórcio de 100 meses e parcela reduzida, além do seguro inteligente, que reduziu de forma abrangente os custos com seguros no setor de transportes para veículos Volvo”, diz.

Seguros

O seguro foi um dos produtos mais decisivos na complementação da oferta da VFS, porque era uma ferramenta importante para os clientes preservarem seu patrimônio e reduzirem custos. Foi a VFS quem criou o conceito do Seguro Inteligente, uma solução que customizava a oferta nesta área, oferecendo diferentes modalidades de seguro, dependo da atividade de transporte de cada cliente e do risco de cada aplicação. “A Volvo conseguiu reduzir o custo do seguro, de acordo com o risco de cada segmento”, recorda Meirelles.

Outra segmentação importante foi a vinculação do seguro ao treinamento de motoristas e à tecnologia embarcada de segurança dos veículos da marca. A Volvo demonstrou que os seguros poderiam ter um custo menor, em uma operação de transporte com caminhões Volvo, considerados os mais seguros do mundo, e com motoristas treinados pela fábrica.

“A VFS Brasil cresceu porque é especialista no setor de transportes e conhece profundamente as necessidades do dia a dia do cliente, seja o transportador de cargas, de passageiros ou de movimentação de materiais, com as máquinas Volvo”, explica o executivo. A VFS também expandiu e ganhou mercado porque tem uma alta velocidade de resposta para atender os clientes e oferece grande facilidade para fazer negócios. “Focando suas soluções no financiamento de produtos da marca, permite que os clientes planejem a aquisição e renovação de frota sem impactar suas linhas de capital de giro junto ao mercado”, observa Meirelles.

Soluções customizadas

A customização de soluções para os clientes ofertada pela VFS Brasil também foi muito importante no mercado de transportes. É o caso, por exemplo, do Financiamento Sazonal, quando a sazonalidade de algum segmento da economia demanda que o cliente possa pagar parcelas menores nos períodos de menor atividade.

Outro produto importante no setor é o Leasing Operacional, voltado para empresas que não têm necessidade e não fazem questão de ter frotas próprias em seu patrimônio. Nesta solução, a VFS entrega um pacote completo: disponibilização de caminhão ou ônibus, programas de manutenção e seguro. O transportador só se responsabiliza pelo motorista, combustível e pneus para a operação, sem necessidade de investir em ativos.


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