A Volvo mostra na Fenatran 2015 o seu Plano de Manutenção, um serviço que vem crescendo cada vez mais no setor de transportes brasileiro. No estande da marca, um caminhão dourado faz alusão ao Plano de Manutenção Ouro e os benefícios que proporciona ao transportador. A Fenatran acontece de 9 a 13 de novembro, no Parque Anhembi, em São Paulo.

Um em cada dois caminhões Volvo vendidos no País já começa rodando pelas estradas com alguma modalidade de plano de manutenção. “Transformar custos variáveis em custos fixos e eliminar a preocupação com oficinas, peças, reparos e treinamento de mecânicos são algumas vantagens desse serviço Volvo”, diz Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo. “Quanto maior o tempo do caminhão na estrada transportando mercadorias e gerando receita, maior a rentabilidade da operação”, afirma.

Economia de combustível

Usando o plano de manutenção, o transportador pode se preocupar com o custo mais relevante no transporte, o combustível. Ele responde por cerca da metade da planilha de custos de operação de um caminhão rodoviário e a manutenção, por cerca de 8%. “É natural que o foco seja então justamente reduzir o gasto com diesel”, explica o gerente.

Com manutenções preventivas e corretivas, os veículos rodam em melhores condições, dando mais tempo para os transportadores se concentrarem na redução do consumo do diesel e na gestão da operação de transporte como um todo. “Ele pode se concentrar no aumento da sua produtividade”, destaca.

Para o transportador ter a certeza de obter a mais alta produtividade dos veículos da marca, é fundamental uma manutenção preventiva correta. A forma mais segura e prática é um programa de manutenção. “É nosso objetivo buscar minimizar ao máximo possíveis paradas não planejadas”, ressalta.

O cliente que contrata uma das três coberturas tem uma série de vantagens, a começar pelo fato de poder executar a manutenção em qualquer uma das 94 concessionárias Volvo distribuídas pelo território brasileiro. “Ele ganha mais flexibilidade em sua operação, podendo alterar rapidamente sua estratégia de transporte, independentemente do trajeto dos caminhões”, explica Serafim.

No caso do plano na categoria Ouro, o benefício é ainda maior. O cliente tem garantido atendimento preferencial nas concessionárias da marca em todo o País, por meio de uma central exclusiva para agendamento prévio de serviços, no telefone gratuito 0800 644 6876. “Elimina-se a necessidade de manter oficinas próprias, que demandam altos investimentos e treinamento constante de mecânicos e mecatrônicos”, diz o gerente.

Coberturas

O pós-venda da Volvo oferece três coberturas para este produto. “O plano de manutenção Azul é a forma mais prática e segura de manutenção preventiva”, destaca Serafim. Conta com mão de obra de revisões, lubrificantes e troca de filtros. É a modalidade em que o cliente sabe exatamente quanto irá pagar de manutenção preventiva no período contratado, evitando surpresas ou novos orçamentos sem necessidade.

“Já o plano de manutenção Prata é ideal para que o veículo continue rodando de maneira planejada”, lembra. Além de todos os serviços contemplados no programa Azul, ele garante manutenção para o trem de força (motor, caixa de câmbio e diferencial).

O plano Ouro compreende toda as manutenções preventivas e corretivas. Além da manutenção preventiva e dos reparos no trem de força, a ampla cobertura da categoria Ouro abrange manutenções nos sistemas de freios, suspensão e cabine, sempre com mão de obra e peças genuínas Volvo. “É a opção mais completa para proporcionar o máximo de resultado e disponibilidade do caminhão da marca”, afirma.

Maior valor de revenda

O cliente com plano de manutenção tem benefícios até mesmo na hora de vender o veículo. Um caminhão Volvo que tenha tido plano de manutenção tem um valor de revenda bem maior. “O mercado sabe que veículos que passaram somente pelas concessionárias Volvo estão em dia com as manutenções e têm disponibilidade maior”, observa Serafim.


GALERIA DE IMAGENS