O presidente da Volvo Construction Equipment Latin America, Afrânio Chueire, deixará o cargo em abril, depois de 18 anos trabalhando no Grupo Volvo. Aos 58 anos, Chueire decidiu se aposentar para se dedicar mais à família e aos seus projetos pessoais. “Deixo minha posição com um grande orgulho pelas realizações neste período e muito gratificado por ter trabalhado na Volvo com grandes profissionais”, declara. O substituto dele será anunciado em breve.
Chueire teve uma passagem profissional bastante intensa e de sucesso na Volvo Construction Equipment, tendo estado à frente de diversos projetos importantes, que contribuíram para a expansão e crescimento do negócio. Atuou sempre em cargos de liderança em diferentes áreas e teve papel-chave nos mais importantes momentos da Volvo CE no continente.
Ele começou a trabalhar no Grupo Volvo em 2000, chamado para organizar e comandar a área financeira da Volvo CE na América Latina. Atuou como CFO (Chief Financial Officer) durante 12 anos. Em 2008, foi convocado para um grande desafio: chefiar a introdução da SDLG na América Latina, acumulando o cargo de CFO da Volvo CE LA.
A SDLG é uma empresa pertencente à Volvo CE que também fabrica equipamentos de construção. Ambas as marcas convivem nos mercados onde estão presentes. A Volvo oferece equipamentos com grande produtividade, alta tecnologia embarcada e serviços de telemática, enquanto a SDLG comercializa máquinas com ótima relação custo-benefício e tecnologia na medida certa.
Chueire comandou a operação da SDLG até 2012, introduzindo a marca inicialmente no Brasil e, gradativamente, na região hispânica. “Atualmente, a SDLG tem uma grande importância nos nossos negócios”, comemora.
Em 1º de novembro de 2012, foi chamado pelo Grupo Volvo para presidir a Volvo CE e as marcas Volvo e SDLG na América Latina. Em sua gestão, apesar da crise no mercado de equipamentos de construção no Brasil, aumentou o market share da Volvo CE, atendendo os objetivos de negócios do grupo e promovendo a introdução de novos produtos e modelos de equipamentos.
Chueire também esteve à frente de vários projetos-chave na empresa, tanto na área de vendas como de pós-vendas, visando a melhoria dos processos da rede de distribuição a fim de promover melhor atendimento ao cliente final.
Afrânio Chueire é engenheiro civil graduado pela Universidade Estadual do Paraná, com MBA em finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Antes do Grupo Volvo, trabalhou por um longo período no grupo norueguês Kvaerner.