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- Consórcio é forte aliado no planejamento financeiro do transportador brasileiro
O consórcio já está consolidado no segmento de transportes pesados, entre autônomos e transportadores rodoviários de carga e de passageiros. Nascido nos anos 60 com o objetivo de viabilizar a comercialização de automóveis, o sistema está presente atualmente em praticamente todos os setores da economia brasileira, participando com 3,1% do PIB no ano passado.
Com mais de sete milhões de participantes, o consórcio tem uma grande importância na indústria automotiva, com 86% dos usuários pertencendo ao segmento de veículos automotores. Deste total, quase cinco pontos percentuais estão ligados aos caminhões, junto com equipamentos de construção, máquinas agrícolas e implementos.
“Um dos objetivos principais do consórcio no segmento de transportes é a possibilidade de renovação e ampliação de frotas com um custo adequado. De forma planejada, é um aliado na manutenção de uma frota atualizada, com redução de despesas de manutenção, bem como da possibilidade de cumprimento de limites de idade de veículos estabelecidos em contratos”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio).
Segundo a entidade, o perfil do participante é de pessoas voltadas ao planejamento financeiro – aquele usuário que, ao gerir suas finanças com consciência e responsabilidade, tem uma educação financeira e assume compromissos dentro de sua capacidade de pagamento.
Reputação excelente
A reputação do consórcio é considerada excelente. Em recente pesquisa realizada pela Quórum Brasil, a pedido da ABAC, os consorciados deram uma média de 8,1 no nível de satisfação. Os principais atrativos apontados pelos participantes são a entrega do bem, o valor da parcela, atendimento ao cliente e marca idônea. Outra afirmação importante indicada pelos pesquisados foi o percentual de recomendação: do total de entrevistados, 82% recomendariam o consórcio a um amigo.