Líder mundial em tecnologia veicular, a Volvo dá mais um enorme passo para tornar o caminhão ainda mais inteligente, diminuir o consumo de combustível e ajudar o motorista na condução do caminhão pelas estradas.

O novo FH que está sendo lançado vem preparado para receber um dos mais avançados dispositivos já desenvolvidos pela Volvo: o I-See, um sistema que lê a topografia da estrada e memoriza estas informações para, durante viagens futuras pela mesma rodovia, usar estes dados para gerenciar de forma mais eficiente as trocas de marchas e o uso do freio motor e baixar o consumo de diesel.

“A Volvo lança no presente o que todo o setor de transporte usará no futuro”, afirma Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina. Estima-se que a utilização do I-See possa resultar numa economia de até 3% no consumo de combustível. “É um número muito bom, considerando-se os preços crescentes do diesel e a participação de até 50% do combustível na planilha de custos do transportador”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

O I-See está conectado diretamente com a renomada caixa de câmbio I-Shift da Volvo. O dispositivo da Volvo memoriza desde leves – por vezes imperceptíveis aos olhos do motorista – até as mais pronunciadas inclinações e diferenças de altitude reais da estrada. Estas informações ficam armazenadas na memória do veículo e são utilizadas oportunamente para otimizar a troca de marchas. “O I-See é o único sistema do gênero no mercado que faz a medição das rodovias em tempo real, não dependendo de mapas e, portanto, sendo a tecnologia mais confiável”, afirma Alexander Boni, gerente de caminhões Volvo da linha F.

Funcionamento

Quando o sistema reconhece que o caminhão se aproxima de uma subida, ele acelera o veículo próximo ao limite máximo de velocidade estabelecido pelo motorista para manter inércia (embalo), mantendo-se, assim, numa engrenagem mais alta durante mais tempo. Da mesma forma, ao aproximar-se do topo de um aclive, o I-See evita uma redução de marcha desnecessária. “E tudo isso ocorre de forma suave, sem desperdiçar combustível”,

diz Luiz de Jesus, planejador de produto do Grupo Volvo Latin America.

Já quando se aproxima de uma descida, o sistema evita acelerações desnecessárias. Mesmo antes do declive, a transmissão fica temporariamente em neutro, permitindo ao caminhão rolar livre, sem perda da velocidade. Isso poupa energia e minimiza a necessidade de frear. O I-See sabe quando termina a encosta. Assim, quando o caminhão ganha velocidade durante a descida, pode aplicar e otimizar o uso do freio-motor a tempo , em vez de fazer bruscamente ao final, justamente para se preparar a topografia seguinte. “Esta será uma ferramenta muito importante daqui para frente. O diesel continua sendo a principal despesa na planilha de custos do transportador”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

I-Roll

O transportador tem também à sua disposição o I-Roll, um sistema inteligente que desengata o motor da caixa de transmissão, fazendo com que o veículo aproveite a inércia e a rotação caia ao mínimo possível, rodando livre, com toda a segurança.


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