Volvo CE, Escavadeiras, Volvo CE

Volvo CE oferece no Brasil um versátil kit de conversão de assentador de tubos

21/10/2020

A Volvo Construction Equipment oferta no Brasil um versátil kit de conversão de escavadeiras da marca em assentadores de tubo. Compatível com a EC140DLM, a escavadeira de 14 toneladas da marca, o implemento converte o equipamento para a operação com tubos e vários outros tipos de cargas.

“O conjunto de componentes da Volvo CE é totalmente reversível, proporcionando grande flexibilidade para o equipamento, que pode voltar a ser uma escavadeira com sua configuração original a qualquer momento, dependendo das necessidades do cliente”, afirma Marcelo Magalhães, gerente de Key Accounts da Volvo CE Latin America. “São duas soluções inteligentes pelo preço de uma”, complementa o executivo.

O kit chega para atender uma demanda do mercado. As escavadeiras padrão não são adequadas para aplicações de assentamento de tubos. Movimentar, erguer ou abaixar um tubo usando uma máquina tradicional requer movimentos que desafiam até mesmo operadores mais qualificados. O conceito da Volvo ajuda a maximizar o retorno sobre o investimento, ao trocar uma escavadeira por um assentador de tubos, e vice-versa. “A Volvo CE está sempre aperfeiçoando seus produtos para ter a melhor solução ao mercado. E foi inovadora no setor de óleo e gás, com a introdução em 2007 do assentador de tubos rotativo”, diz Magalhães.

“Desenvolvemos o kit em resposta às preocupações de segurança dos clientes quanto ao assentamento de tubos em valas usando escavadeiras padrão”, explica Lars-Inge Larsson, gerente global de produto da Volvo CE. “Patenteado pela Volvo, este kit representa uma grande ampliação de funcionalidade para nossa linha de assentadores de tubos", observa.

Rapidez e versatilidade

Ter essa versatilidade em uma única máquina significa poder realizar o trabalho de maneira mais fácil, rápida, segura e com custo mais baixo. A conversão de escavadeira para assentadora de tubos, e vice-versa, leva cerca de uma hora. O kit permite que o braço de assentamento de tubos se conecte à lança principal da escavadeira de forma simples. Ao contrário de um assentador de tubos com braço lateral tradicional, a solução patenteada pela Volvo, com uma superestrutura rotativa, torna o equipamento muito mais fácil de operar, sem precisar reposicionar constantemente suas esteiras.

Os componentes do conjunto são robustos e podem assentar com segurança tubos de até 20 polegadas (508 mm), com uma carga nominal de 3,3 toneladas (7.300 lbs). A máquina pode posicionar tubos em uma variada série de tarefas, como trabalhos em esgotos, galerias de águas pluviais, adutoras, valas e bueiros.

O sistema da Volvo facilita também o transporte. As escavadeiras com o kit podem ser preparadas para deslocamento em minutos: basta carregar e seguir, sem necessidade de guindaste ou de pessoal extra, economizando tempo, dinheiro e evitando trabalhos adicionais.

Mais conforto e segurança

Ao contrário de um assentador de tubos de lança lateral, o operador sempre fica de frente para a carga, o que ajuda a reduzir a fadiga. E com uma cabine fechada, silenciosa e climatizada, a segurança e o conforto são maiores. Outra vantagem de se ter um assentador de tubos com base em uma escavadeira é a sua familiaridade para a maioria dos operadores, tornando o recrutamento e treinamento de novos funcionários um processo mais fácil e econômico, pois não há necessidade de treinos prolongados.

Os operadores contam ainda com o suporte do exclusivo “Load Moment Indicator” da Volvo, que os ajuda no dia a dia. O sistema oferece assistência em tempo real, com alarmes, luzes e lâmpadas de advertência externas. A manutenção também é facilitada, uma vez que quase todos os componentes são comuns a uma escavadeira padrão de 14 toneladas da marca, simplificando a reposição de peças e mantendo baixos os custos.

Outras cargas

Além de movimentar tubos no setor de óleo e gás, o kit permite que a escavadeira possa ser utilizada em outros segmentos, como construção civil, agricultura e florestal. O kit é comercializado apenas junto com a máquina, pois para o conjunto funcionar a escavadeira precisa de uma configuração específica.

Mais informações

Marco Greiffo
Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com