A Volvo teve um bom desempenho no mercado brasileiro de caminhões em 2015, mesmo num ambiente econômico desfavorável e de baixa nas vendas. A marca continua na liderança do segmento de veículos pesados e mantém seu market share em caminhões semipesados.

“Foi um ano com um mercado bastante restritivo, mas conseguimos um bom desempenho devido à alta qualidade de nossos produtos”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.

A empresa continua na liderança em caminhões pesados, com uma participação de mercado de 29,6%, quase um terço de todos os veículos desta categoria comercializados no período. “Nossos caminhões são a melhor solução para transporte de longas distâncias e o novo FH, lançado recentemente, tornou-se o ‘objeto de desejo’ do transportador brasileiro”, diz Fedalto.

Os caminhões semipesados da linha VM também tiveram resultado satisfatório. Neste segmento, a marca conquistou 12,3% de market share no ano passado, resultado muito semelhante aos 12,6% conseguidos em 2014. “As vendas caíram bastante, como ocorreu com o mercado de uma maneira geral, mas mantivemos uma posição muito parecida com a de 2014”, destaca Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil.

No segmento de pesados, acima de 40 toneladas, a Volvo tem se destacado com o FH. É um caminhão muito procurado por transportadores ligados ao agronegócio, que buscam os principais atributos deste modelo: grande disponibilidade, baixo consumo de combustível e alta tecnologia embarcada. Dirigido para o transporte pesado em condições severas, o FMX teve boas vendas, principalmente em aplicações vocacionais para construção, mineração e cana-de-açúcar.

O VM, situado na categoria abaixo de 40 toneladas, está sendo muito utilizado em transporte de médias distâncias em diferentes operações, como na avicultura e hortifrutigranjeiros. “Temos uma oferta completa de soluções de transporte”, ressalta Fedalto.


GALERIA DE IMAGENS